Apippas

Como a Copercampos executou um projeto estimado em 10 meses em 2 meses com iPaaS

Desafios

A necessidade de integração na Truss veio com o desafio de executar sua transformação digital em plena pandemia da Covid-19.

Em um curto tempo, a Truss teve que investir tanto na experiência digital de seus clientes quanto no dia a dia dos colaboradores para dar sustentabilidade a uma operação remota.

A Truss, como um modelo de franquia, não tinha uma operação de e-commerce montada. Além disso, a empresa criou novos produtos para atender às novas necessidades. Na prática, a Truss iria estruturar o e-commerce, mas também o home office, com troca de equipamentos, criação de VPN, controle e suporte de firewall.

Era muito tempo. Com um projeto de e-commerce para começar, a loja queria uma solução que, além de ser mais rápida, ao mesmo tempo pudesse ser aplicada a esse novo projeto.

Em busca de uma redução substancial desse tempo, a Copercampos chegou ao conceito de iPaaS e à APIPASS.

Solução

O Paradigma tinha uma web service para as trocas de informação com o ERP da Copercampos. Com isso, a Copercampos optou pela versão híbrida do iPaaS APIPASS. Nessa opção, os fluxos da plataforma rodam on-premise, enquanto a interface do usuário roda em uma web application na cloud AWS da APIPASS.

A Copercampos optou pela versão only platform. Com isso, após o onboarding e treinamento com o customer success da APIPASS, a equipe da empresa responsabilizou-se pela construção dos fluxos. 

As primeiras integrações foram entre o Paradigma e o ERP proprietário da empresa desenvolvido em 1998, ambos on-premise.

Com a possibilidade de integrar facilmente seu ERP com outras soluções, inclusive cloud e em APIs, o projeto de e-commerce saiu do papel. Todas as integrações do e-commerce – que roda na cloud – e o ERP passam pelo iPaaS APIPASS. Após vieram as lojas, que aos poucos também estão sendo integradas. A Copercampos também passou a integrar processos internos, como log em banco, envios de email e de relatórios que precisam ser monitorados todos os dias. A equipe de integração conta com três profissionais.

“Como funciona tudo com API, é instantâneo. Se fosse um projeto, teria que gerar o arquivo de texto em algum lugar, ler em outro… A agilidade da API é grande.”

Raio-x do case

Período: março de 2021 – atual

Sistemas integrados: Paradigma, SQL DBMAKER, Banco do Brasil

Número de fluxos: 120

Setores beneficiados pelas integrações: lojas, supermercados, RH, contabilidade, financeiro e vendas

Resultados

“A APIPASS trouxe o mundo”: é assim que Ângelo resume os resultados obtidos com o iPaaS da APIPASS.

O primeiro resultado foi a possibilidade de integrar rápido com facilidade, o que antes não era uma realidade. De uma estimativa de 10 meses de projeto, a Copercampos implementou, aprendeu e realizou as primeiras integrações que precisava em apenas 2 meses.

O segundo resultado foi para a equipe. Com as integrações entre o Paradigma e o ERP, as comunicações são automáticas: geração da ordem de venda, pagamento, atualização do estoque, emissão da nota fiscal e acionamento do setor de envio acontecem em tempo real, sem trabalho manual da equipe.

O terceiro resultado foi para os clientes. O processamento da venda é mais rápido. Antes das integrações, era comum a venda de produtos sem estoque, o que gerava insatisfação e demora nas entregas. Agora a Copercampos tem esse controle e garante a entrega imediata, havendo estoque.

O quarto benefício foi a implementação de novos projetos. A capacidade de integrar em escala se estendeu a processos internos, e-commerce e lojas físicas. A Copercampos ainda está expandindo as conexões entre seus sistemas, ganhando vários benefícios operacionais.

“Tivemos pouquíssimas paradas de operação, pela quantidade de fluxos que temos. Posso ligar vários bancos de dados no mesmo fluxo, pegar um pouco de informação de cada um e criar um relatório. Gosto do atendimento humano e próximo da APIPASS. O suporte sempre está junto, em qualquer enrosco.”
Angelo Elbert Locatelli
Analista de Sistema

A Copercampos

Com sede no celeiro catarinense, na cidade de Campos Novos, a Copercampos é uma cooperativa que produz e comercializa cereais, sementes, insumos e produtos agroindústria. 

São mais de 135 estabelecimentos, presentes em 80 cidades distribuídas entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Com faturamento na casa dos R$ 4 bilhões anuais, a Copercampos é uma das maiores cooperativas do país.