Apippas

Comunicação com Siscomex e clientes, em tempo real, pelo iPaaS APIPASS

Desafios

O desafio da Portonave em integração surgiu com a demanda da Receita Federal do Brasil (RFB) pela implementação da comunicação dos sistemas do porto com o módulo API Recintos Aduaneiros do Siscomex.

Para a adequação, a empresa teria que desenvolver toda a estrutura de integração com os endpoints do módulo do portal, a fim de transmitir em tempo real inspeções de contêineres e representantes que acessam o porto.

Além disso, a empresa queria criar os endpoints para incluir a comunicação da programação de remessas para os clientes, fechando o ciclo de comunicações.

Solução

Se um iPaaS era um caminho promissor para a Portonave, a APIPASS era a empresa certa para atender a demanda. Isso, porque a APIPASS é a única plataforma de integração que tem a infraestrutura completa para integrações com o Siscomex.

Além de acompanhar o cronograma do Siscomex, a APIPASS tem todos os conectores prontos e atualizados, de acordo com o disposto pela Receita Federal. Mais que isso, nossa solução já tem fluxos pré-desenhados, que facilmente podem ser customizados.

A Portonave fez uma implantação híbrida do iPaaS APIPASS, tendo o core da solução rodando on-premise.

A empresa também optou pelo plano only platform, ou seja, por desenvolver internamente as integrações. Mesmo assim, a equipe da Portonave reduziu em 15 vezes o tempo de desenvolvimento em relação a outras formas de integração.

“Somamos mais de 8 milhões de transações mensalmente. Com muita performance, segurança e entrega de agilidade no processo de desenvolvimento de integrações. Nossa equipe tem bastante facilidade no desenvolvimento, agiliza prazo e reduz custo. Temos na APIPASS uma relação de muita parceria e proximidade, o que nos ajuda a acelerar o processo de integração aqui na Portonave.”

Raio-x do case

Período: março de 2022 – atual

Sistemas integrados: Suporte, Siscomex, Portonave, Cliente, SQL…

Número de fluxos: 126

Resultados

Simplicidade e velocidade na construção de fluxos de integração.

Visibilidade sobre o sucesso do envio de informações.

Atualizações conforme alterações da Receita Federal.

Customizações de APIs.

Redução de custos com integração.

"Hoje somam mais de 8 milhões de transações mensalmente, com muito performance, segurança e que nos entregam agilidade no processo de desenvolvimento das integrações. Nossa equipe tem bastante facilidade no desenvolvimento, o que agiliza prazo, reduz custo e nos dá eficiência no processo de desenvolvimento de nossas melhorias."
Jardel FIscher
Gerente de TI

Conheça a história do cliente

A Portonave

Fundada em 2007 em Navegantes (Santa Catarina), a Portonave é o primeiro terminal privado de contêineres do país.

Sua principal atuação é no escoamento da produção das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, bem como de outros países da América do Sul, e no recebimento de cargas de todo o mundo.

Com uma área total de 400 mil m² – da qual 360 mil m² de área alfandegada –, a empresa é dividida em três berços de atracação em um cais linear de 900 m.