Apippas

Velocidade, escalabilidade, democratização, visibilidade e modernização de todo o processo de integração com APIPASS

Desafios

Como boa parte das empresas, a Scheffer já tinha um ecossistema de integração operando, composto por um hub de integração desenvolvido internamente.

Porém, com muitas demandas de integração, alguns fatores impediam que a empresa obtivesse os resultados que buscava.

Além da solução não ter componentes low-code, a empresa dependia de desenvolvedores especialistas na linguagem de programação do hub de integração. Era necessário compreender a lógica do hub de integração, o que aumentava a curva de aprendizado para novos usuários e dificultava a democratização da ferramenta.

Para o deploy de certas integrações dentro do ambiente da Scheffer, era preciso parar um dia da operação, o que forçava a equipe a fazê-lo depois do expediente. Qualquer erro de interpretação que precisasse ser corrigido implicava um deploy novo.

Outra limitação da solução implementada era a falta de riqueza no monitoramento de execuções. Para acelerar a identificação e correção de possíveis falhas em integrações, a empresa precisava ter visibilidade sobre o sucesso de cada integração rodada, com informações completas sobre logs e velocidade.

Solução

A Scheffer decidiu substituir o hub de integração desenvolvido internamente por uma solução de integração moderna, inicialmente para seus novos fluxos, compostos em grande parte pela extração de dados dos bancos de dados dos sistemas para a ferramenta de BPM.

O iPaaS foi a aposta da empresa. Na APIPASS, a empresa encontrou as características da solução que buscava.

A facilidade de integrar na solução APIPASS foi o grande diferencial. É muito rápido construir fluxos, pois boa parte do trabalho está pronto. Qualquer desenvolvedor que bate os olhos em fluxo, consegue compreender do que está acontecendo.

Depois, a riqueza do monitoramento de execução de fluxos, com informações de erros e lentidão apresentadas de uma forma mais simples. O deployment com um clique foi outra funcionalidade que fez a diferença.

Raio-x do case

Período: outubro de 2021 – atual

Sistemas integrados: John Deere, SQL, ERPs, APIs internas, Jacto, BPM, Siscomex, chatbot, autenticações e camada de autenticação

Número de fluxos: 277

Resultados

Facilidade de uso da solução
por novos desenvolvedores.

Deploy a qualquer momento sem parada de produção.

Rapidez na identificação
de falhas e lentidão.

Simplicidade e velocidade na construção de fluxos de integração.

Banco de dados seguro e sem exposição pois todas as consultas passam pela APIPASS.

Suporte imediato para chamados e dúvidas.

"Nossa jornada com a plataforma iPaaS APIPASS redefiniu nosso panorama tecnológico, a Scheffer deu um salto incrível em eficiência e integração. Integrações de sistemas que antes eram uma dor de cabeça se tornaram simples, aumentando nossa produtividade e reduzindo erros. Elevamos nosso nível de automação e simplificamos fluxos de trabalho complexos, liberando nossa equipe para tarefas mais estratégicas. A escalabilidade e adaptabilidade do APIPASS nos mantêm prontos para enfrentar qualquer desafio futuro.”
Geovane Silva Prestes
Coordenador de Melhorias de Sistemas

A Scheffer

A Scheffer foi fundada em 1986, com uma área cultivada de 400 hectares de soja. Hoje, ela ocupa 200.000 hectares, com culturas de algodão e milho, além da soja, atividades como mineração e armazenamento de grãos.

A Scheffer é uma das principais empresas produtoras do Brasil. Reconhecida pela prática de agricultura regenerativa, foi a primeira empresa brasileira do agronegócio certificada com o selo regenagri.