Apippas

Saída de pedidos de 60 dias para 4 horas:
a integração com APIPASS alavancou a transformação digital da Truss 1 semana

Desafios

A necessidade de integração na Truss veio com o desafio de executar sua transformação digital em plena pandemia da Covid-19.

Em um curto tempo, a Truss teve que investir tanto na experiência digital de seus clientes quanto no dia a dia dos colaboradores para dar sustentabilidade a uma operação remota.

A Truss, como um modelo de franquia, não tinha uma operação de e-commerce montada. Além disso, a empresa criou novos produtos para atender às novas necessidades. Na prática, a Truss iria estruturar o e-commerce, mas também o home office, com troca de equipamentos, criação de VPN, controle e suporte de firewall.

O primeiro passo foi integrar o e-commerce ao EDI mercantil dos grandes players. A Truss, no entanto, sentiu o desafio porque estava fazendo a migração do seu ERP. Enquanto a implementação não estava consolidada, a Truss sentiu as consequências do trabalho manual. De acordo com André Guirado:

Na Black Friday de 2020, os pedidos feitos no e-commerce eram exportados para planilhas. O time precisava inseri-los manualmente no ERP para gerarmos o controle financeiro. Chegamos a entregar pedidos 60 dias depois de feitos. O cliente hoje é imediatista. Com essa operação, tínhamos um índice de devolução de 40% a 50%. Essa dor precisava ser evitada.

Desse desafio de integrar o e-commerce e EDI Mercantil ao novo ERP, veio a dúvida de que a tradicional integração ponto a ponto seria a melhor solução:

A integração ponto a ponto do ERP com o ecossistema seria um retrabalho do time interno e de fornecedores, porque teríamos que trocá-la. Ela também teria um custo alto. Disso veio a necessidade de um middleware de mercado, um integrador. Queríamos uma ferramenta intuitiva que permitisse que o time operasse.

Solução

Boa parte da transformação digital da Truss aconteceu durante a pandemia. Isso significou a finalização da implementação do e-commerce, uma implantação de ERP e a integração de todas as operações que rodam nessas soluções com APIPASS.

O projeto foi feito em etapas. Primeiro, a Truss fez o que precisava: cliente, pagamento e pedidos. Foram 15 fluxos.
A Truss avançou para uma segunda etapa do projeto, incluindo mais automações. Hoje está 100% automático, com um total de 92 integrações, envolvendo controle de estoques.

Tem serviços rodando em data center on-premise e na cloud, tudo transitando via APIPASS.

Para ter todos os periféricos em volta do ERP passando por APIPASS em tempo recorde, a Truss iniciou o trabalho com a squad APIPASS. O time da APIPASS, ao mesmo tempo, fez um treinamento in loco com a equipe da Truss, fazendo uma passagem de bastão para only platform.

Raio-x do case

Período: dezembro de 2020 – atual

Sistemas integrados: Magento, Sankhya, Vtex e Neogrid

Número de fluxos: 92

Resultados

Com pouco mais de um ano de projeto, a Truss integra rápido e com total autonomia usando APIPASS. Em 5 dias fez toda a integração de um novo e-commerce com sua estrutura de back-office.

A resolutividade em integração, no entanto, não significa mais investimento em equipe. Com a simplicidade da solução APIPASS, com apenas um desenvolvedor, a Truss consegue conduzir e tocar um projeto de integração.

A Truss tem um roadmap de integração futuro que envolve a desoneração do ERP e a integração de todo o seu ecossistema tecnológico por meio da APIPASS, iniciativa que vai diminuir custos e viabilizar a alimentação dos indicadores da empresa como um todo em uma única solução de BI.

“Um pedido que antes podia demorar 60 dias, hoje pode sair para entrega em 4 horas. Se eu imputar um pedido agora, a expedição começa a separar e faturar em 30 minutos. Basicamente inicia a separação online. Com isso elevamos a nossa receita. Porque tínhamos uma avaliação de insatisfação. Chegamos a receber 7 pontos no Reclame Aqui. Hoje a nossa avaliação está em 9,2. Tivemos um crescimento de 37% na receita, graças a essa agilidade, a essa destreza. Nos deu condições de sermos mais atuantes. Todo o faturamento da Truss transita via APIPASS. Não penso em novos recursos, novas ferramentas integradas direto.”

André Guirado
Gerente de TI da Truss

Conheça a história do cliente

A Truss

“Um pedido que antes podia demorar 60 dias, hoje pode sair para entrega em 4 horas. Se eu imputar um pedido agora, a expedição começa a separar e faturar em 30 minutos. Basicamente inicia a separação online. Com isso elevamos a nossa receita. Porque tínhamos uma avaliação de insatisfação. Chegamos a receber 7 pontos no Reclame Aqui. Hoje a nossa avaliação está em 9,2. Tivemos um crescimento de 37% na receita, graças a essa agilidade, a essa destreza. Nos deu condições de sermos mais atuantes. Todo o faturamento da Truss transita via APIPASS. Não penso em novos recursos, novas ferramentas integradas direto.”