Integração não é uma necessidade estranha para as organizações, pelo contrário. Boa parte já integra de alguma maneira. Inclusive você. Deve ter ESB e várias outros tipos de integração rodando por aí. Então, por que você usaria uma plataforma de integração?
Não tem apenas uma razão para isso, mas várias. Elas passam pelo contexto atual dos ecossistemas tecnológicos das empresas, pela evolução das tecnologias de integração e, como não poderia de deixar de ser, por fatores de negócio.
Com isso, de acordo com o Gartner, até 2024, 75% das empresas de médio a grande porte vão usar ao menos duas ferramentas diferentes de integração a fim de lidar estrategicamente com suas necessidades.
Neste artigo, você verá por que a plataforma de integração deve estar entre as suas ferramentas de integração.
Veja se você identifica esses movimentos dentro da sua empresa e se modernizar suas ferramentas por uma plataforma de integração é uma mudança no seu horizonte próximo.
5 razões para usar uma plataforma de integração
1. As organizações têm mais aplicações em uso
Há mais aplicações em uso. De acordo com estudo da IDG, 63% dos líderes de TI entrevistados dizem que a empresa tem mais de 100 diferentes sistemas em uso, enquanto 91% deles disseram que o número aumentou no ano passado. Quantas integrações eles precisam gerenciar?
A adesão ao SaaS permitiu que cada setor construísse seu próprio stack tecnológico para simplificar seus processos. Mesmo assim, com tudo digitalizado, as equipes cometem erros, e os processos estão demorados.
Uma das razões está na nos silos causados pela falta de integração: 89% dizem que não estão dando conta do backlog de integração… mesmo com a ajuda de terceiros. Para 74%, a empresa não tem recursos suficientes para lidar com as demandas.
Esse é um cenário em que recursos as a service e low-code, como as plataformas de integração, vêm para facilitar. Na mesma pesquisa, 66% dos entrevistados disseram que a adoção de um iPaaS está no planejamento, como alternativa para resolver seus problemas, enquanto 27% já adotaram.
Isso nos leva ao segundo ponto.
2. Integração não é mais uma tarefa, e sim uma competência
As empresas podem olhar para as suas integrações de duas formas:
- como uma tarefa isolada, que deve ser resolvida da com a primeira ferramenta disponível na organização; ou
- de maneira holística, como uma competência da organização.
No primeiro caso, é comum que cada setor toque suas demandas separadamente, levando a um ambiente de integração complexo, possivelmente problemático e menos seguro. Principalmente um ambiente que não garante a velocidade na execução de novas integrações.
A segunda visão, por outro lado, leva à criação de um centro de excelência em integração, que reúne pessoas, processos e ferramentas adequadas aos padrões de integração da empresa. A partir dele as demandas de integração da organização serão endereçadas e mantidas de maneira adequada, mas também padronizada e, consequentemente, ágil.
Não importa o segmento, toda empresa está se tornando uma empresa de tecnologia, de certa forma. Esse é o efeito de sua transformação digital, fundamental para as organizações criarem oportunidades e se mantem competitivas.
Pensar em como integrar sistemas e dados será a cola de todas as suas iniciativas. É o que manterá tudo funcionando em conjunto, garantindo velocidade, menos fricções e unidade.
É isso que uma plataforma de integração ajuda você a fazer. Dada a aplicabilidade a vários casos de integração, a ferramenta tem uma versatilidade única, sendo fundamental em uma estratégia de integração mais abrangente.
3. Integração híbrida
O modo como os dados são transferidos de uma fonte para outra mudou. Se a migração era de uma base de dados on-premise para outra por meio de scripts SQL, hoje há mais desafios, além de abordagens de integração, como APIs.
Ecossistemas englobam uma combinação que vai de aplicações legadas on-premise a aplicações de fornecedores hospedadas na cloud. A necessidade de compartilhamento de dados é a mesma de sempre, mas as técnicas para fazer isso se desenvolveram junto com a mudança a uma arquitetura cloud.
E então você tem integrações que requerem uma combinação de técnicas que incluem base de dado para base de dados, API para API e API para base de dados.
As plataformas de integração foram desenhadas para esses cenários de integração híbrida, em que, sem elas, você precisaria estar preparado para escrever um grande volume de código customizado.
4. Custos previsíveis
Custo – sobretudo capex – é um fator proibitivo para algumas tecnologias, que vão exigir infraestrutura, equipe e sustentação.
O modelo as-a-service, nesse sentido, traz mais acessibilidade, além da possibilidade de experimentar mais uma solução, dado o caráter distribuído do custo.
Uma plataforma de integração como serviço, além de um custo menor recorrente, tem custos previsíveis ao longo do tempo.
Normalmente, o valor é uma soma de quantidade de fluxos, requisições e volume de dados trafegados nas integrações. Veja o modelo de precificação de um iPaaS.
5. Facilidade de uso nas áreas de negócio
Integração já foi assunto exclusivo da TI. E, de fato, é uma questão inerente ao desenvolvimento. No entanto, os negócios precisam andar rápido, e a TI não pode ser o gargalo.
Por isso, plataformas de integração aproveitam recursos low-code. Conectores prontos e construção de fluxos com drag-and-drop não apenas reduzem o tempo de implementação de um fluxo quanto a curva de aprendizado. Com isso, elas também ampliam as possibilidades de persona de integração para citizen integrators, isto é, por quem não é desenvolvedor profissional.
Com usuários de tecnologia e de negócios aptos a usar um iPaaS, os benefícios são sentidos por ambas as áreas. Isso proporciona mais independência para as áreas de negócio, ao mesmo tempo que diminui a pressão sobre a equipe de TI.
Faça da integração uma competência
Necessidades de negócio e tecnológicas tonaram a integração uma habilidade central das organizações, exigindo uma resposta à altura.
Foi com esse objetivo que as plataformas de integração foram desenhadas.
É o momento de conhecer essa ferramenta? Não deixe para depois. Fale agora com um de nossos consultores. Você pode fazer clicando no botão de WhatsApp desta página ou preenchendo o formulário no final desta página.