Quando se trata só do aspecto tecnológico, integração se resolve de diversas formas, desde o tradicional ESB até o mais recente iPaaS. Fato é que o mercado de integração evoluiu – e muito – nos últimos anos, passo a passo com a transformação digital que acontece nas organizações.
Opções para as empresas que precisam integrar, portanto, não faltam. Mas elas atendem a diferentes tipos de contextos e necessidades. Por isso, é normal haver confusões conceituais na hora de selecionar a mais adequada.
Uma das mais comuns – pelo menos que chega muito até nós – tem a ver com a diferença entre hub de integração e iPaaS, ou seja, plataforma de integração como serviço.
Hub de integração não parece algo muito distinto da plataforma iPaaS. E não é mesmo. A verdade é que ambas buscam facilitar e acelerar o desenvolvimento de integrações. A diferença está no foco.
E é disso que vem a necessidade de ir ao conceito de cada uma delas e de entender as suas particularidades, antes de bater o martelo sobre uma (má) opção A ou opção B.
É o que faremos neste artigo. Você vai ver todas as diferenças entre hub de integração e plataformas iPaaS, para ficar bem preparado para fazer a melhor escolha para a sua empresa.
O que é hub de integração?
O hub de integração ou integrador de marketplaces é uma plataforma de integração que conecta o e-commerce ou ERP de um varejista, por exemplo, a vários marketplaces.
O objetivo é facilitar a gestão de vendas nesses diferentes sistemas, automatizando todas as comunicações necessárias para unificar operações, desde o cadastro de produtos em plataformas, até o controle de pedidos, estoques e logística.
Com a solução, por exemplo, não é necessário cadastrar ou alterar cadastros de produtos em todas as plataformas manualmente. Independentemente dos canais em que foram feitos, o hub integra a informação entre todos os sistemas.
Como é focado no varejo, os hubs de integração são pensados para as operações desse setor. Eles costumam ter integrações pré-construídas, com fluxos de dados pré-programados entre os sistemas comumente usados no segmento, para acelerar os processos de integração.
Como uma plataforma de nicho, o hub de integração tem suas limitações para atender casos como integrações complexas e regras de negócio customizadas. Falta à ferramenta tanto a flexibilidade quanto a robustez para atender essas aplicações.
O que é um iPaaS?
iPaaS é uma plataforma de integração voltada para simplificar a criação de quaisquer fluxos de informação entre sistemas. Mas ela é particularmente interessante para fluxos de integração complexos, que requerem alto nível de customização em termos de regras de negócio.
A razão dessa simplificação de integrações complexas é diferente da que existe no hub de integração. O iPaaS une recursos pré-configurados e low-code – como conectores prontos, interface visual de integração e capacidade de reutilizar fluxos – à capacidade de criar novos recursos facilmente – como construtor de conectores e inserção de código.
Isso garante a rapidez na integração como a do hub de integração, mas também o torna extremamente flexível. Ele integra vários tipos de aplicação, estejam elas na cloud ou on-premise, com muita facilidade e mantendo um alto nível de visibilidade sobre o fluxo de dados, garantindo a segurança das operações.
Como isso normalmente acontece com operações críticas, iPaaS são ferramentas que têm alto cuidado com a performance e disponibilidade de seus recursos. O iPaaS da APIPASS, por exemplo, roda em uma cloud dedicada montada para cada cliente, justamente para ter um desempenho, segurança e resiliência maiores.
O iPaaS não é uma ferramenta de nicho. Ele atende potencialmente qualquer empresa que precise escalar e flexibilizar o seu poder de integração mantendo a capacidade de criar fluxos complexos.
Comparativo: hub de integração vs. iPaaS
Hub de integração e iPaaS são ferramentas que resolvem o mesmo problema. Ainda assim, já é possível perceber que elas atendem públicos distintos, na maior parte dos casos. Em certos momentos elas também podem estar lado a lado, dividindo o mesmo ecossistema de integração.
Vejamos no quadro uma comparação entre as soluções:
Hub de integração | iPaaS |
Focada no varejo (domain-specific) | Atende todos os segmentos (enterprise) |
Integração de sistemas de e-commerce e ERPs com marketplaces | Integração de quaisquer sistemas, dados, dispositivos e aplicações |
Integrações estandardizadas | Integrações complexas |
Integrações pré-configuradas | Integrações pré-configuradas (em alguns fornecedores) e integração visual para criação de novas integrações |
Baixo nível de customização | Alto nível de customização |
Hub de integração ou iPaaS?
Diante de todas as diferenças entre hub de integração e iPaaS, fica claro quando optar por um ou outro.
Veremos o hub de integração em operações de varejo e, mais precisamente, em operações pequenas, com poucos sistemas, mais simples e que ainda permitem certos processos manuais.
Já o iPaaS entrega mais – embora isso não signifique que ele seja melhor que um hub de integração. O iPaaS será a ferramenta mais indicada para operações em qualquer segmento, com a condição de que sejam mais robustas, que tenham um número maior de sistemas e que não possam mais ser gerenciadas manualmente.
Comparado a um hub de integração, portanto, o iPaaS pode ser o segundo passo da organização. Ele pode ser adotado por empresas que começam a sentir as limitações do hub de integração – porque precisam de mais sistemas integrados ou atender a regras de negócio muito customizadas. Dentro de um iPaaS, o hub de integração poderá, inclusive, ser integrado a outros sistemas.
O iPaaS faz tudo que o hub faz e muito mais, enquanto este cobre parcialmente tudo o que um iPaaS faz.
A solução mais adequada para o seu momento
Quando comparamos hubs de integração com iPaaS, vemos vários pontos de convergência em termos de tecnologia. Mas o mercado se distingue pelo tipo de empresa que cada uma das soluções vai atender, de acordo com seu nichos e nível de complexidade da solução.
O hub tem a especificidade de ser para sellers e, portanto, entregar recursos voltados para quem precisa estar em múltiplos canais ao mesmo tempo sem perder a visibilidade da gestão de vendas.
iPaaS têm a vantagem de ser genéricos e, portanto, com foco mais enterprise, atendendo organizações que precisam de funcionalidades de integração altamente customizadas e mais tempo um ferramenta leve e low-code para acelerar todo esse processo.
Já sabe, então, qual a melhor solução para o seu momento?
Se essa resposta for um iPaaS, conheça melhor o da APIPASS!