Processos repetitivos podem até requerer foco e tempo. Mas é inegável que ficam desinteressantes para as pessoas. Mas tem quem não reclame deles. Como o RPA.
O RPA permite a configuração de um ou mais scripts ou bots que executam toques de tela na interface de uma ou mais aplicações de maneira completamente automatizada. Isso inclui identificar informações, copiar e colá-las em outras aplicações, fazer downloads, mandar mensagens, manipular e transacionar dados etc. O resultado é a imitação de uma tarefa – que normalmente era executada por um humano.
Com a promessa de elevar a qualificação do trabalho executado pelas pessoas, o RPA já é prioridade para as organizações: 39,3% das empresas latino-americanas ouvidas em levantamento de 2023 da EY e da BotCity já têm projetos com RPA bem estabelecidos, enquanto 48,7% estão dando escala a projetos com a tecnologia. Não por acaso, 66% dos entrevistados afirmaram que vão aumentar o investimento na tecnologia.
Mas, com o RPA e a automação de processos entrando nas áreas de negócio, seja ou não a partir da TI, outras preocupações surgem, como complexidade, segurança e escalabilidade.
Neste artigo, vamos mostrar como endereçá-los a partir da integração com um iPaaS, fundamental ao lado do RPA em sua estratégia de automação.
Soluções em RPA: até onde dá para aproveitar em uma estratégia de automação?
Longe do hype, o RPA é uma tecnologia que tem ganhado espaço por várias razões.
Ela é barata e simples, por exemplo, o que a torna bem democrática e acessível para áreas de negócio. Você não precisa de grandes habilidades em desenvolvimento para fazer aplicações simples.
Outra grande vantagem é que você não precisa necessariamente mexer nos sistemas ou nos processos. Você os automatiza como eles são.
Isso a torna uma opção interessante para processos de rotina, como verificação de dados – algo totalmente manual, porém que precisa ter atenção e precisão.
Então, para organizações que tenham casos desse tipo, um RPA só fazendo isso pode gerar savings consideráveis.
Porém, o que se tem visto é que esses casos simples são a exceção. As organizações precisam fazer mais. E então elas precisam levar suas soluções de RPA para os setores de TI. É aí que elas encontram limitações, que exigem que o RPA funcione com outras ferramentas para entregar a tão buscada. Falaremos delas abaixo.
Limitações e desafios das aplicações em RPA
1. Compatibilidade com sistemas da organização
Uma vez que o RPA precisa ser integrado a diferentes aplicações que podem ter versões e arquiteturas diferentes, a compatibilidade pode ser um desafio, especialmente quando se lida com sistemas legados ou personalizados.
2. Segurança
A integração da RPA com os softwares das empresas pode expor informações confidenciais e sensíveis. É essencial garantir que as integrações sejam seguras e estejam em conformidade com as políticas de segurança da organização.
3. Atualizações e manutenções
Processos, assim como softwares, mudam. As atualizações podem impactar as integrações de RPA existentes, exigindo ajustes para garantir a continuidade dos fluxos automatizados. A manutenção contínua da integração é necessária para lidar com essas mudanças.
4. Monitoramento e solução de problemas
À medida que a RPA é integrada aos softwares empresariais, o monitoramento contínuo e a resolução de problemas se tornam cruciais. Identificar problemas de integração, como falhas de comunicação, erros de dados ou conflitos de processos, requer uma abordagem proativa para garantir um funcionamento eficiente e confiável.
5. Integrações
Quando se fala de integração, as ferramentas de RPA vêm com recursos para integração da RPA aos softwares e alguns para integrações necessárias em automações. Alguns deles são similares aos das ferramentas de integração, como conectores pré-construídos.
Porém, a disponibilidade e a sofisticação dos recursos de integração variam de solução para solução, desde recursos básicos a avançados. É muito comum as empresas não terem tudo o que precisam dentro de uma solução para RPA.
Por que ter um iPaaS junto com RPA em sua estratégia de automação
RPA e integração são similares e diferentes ao mesmo tempo. Ambos buscam automatizar e trocar informações, seja dentro de um mesmo sistema, seja entre sistemas diferentes. Mas as abordagens são distintas: enquanto a RPA faz pela interface do usuário, como se fosse um ser humano, a integração faz por debaixo dos panos, de maneira direta.
Isso significa que as ferramentas de RPA costumam copiar o comportamento de um ser humano em uma interface de usuário. Uma integração não emula usuários, como um RPA, mas acessa sistemas diretamente via APIs, files etc. Ele se conecta a endpoints dos sistemas, pelos quais as informações trafegam.
Fala-se da complexidade da integração. Mas com iPaaS low-code, você tem recursos para escalar o desenvolvimento de integrações, mantendo amplos casos de uso.
Uma vantagem do iPaaS sobre a RPA é a estabilidade da troca de dados. Você não se preocupa com o volume de dados porque tem uma conexão mais estável. Em certos casos, ela pode ser mais veloz, justamente por ser direta. O RPA pode executar mais passos para fazer o que a integração faria de maneira direta.
Qualquer modificação na UI, que leva a uma modificação na RPA, não impacta nada no nível da integração.
Uma outra vantagem inerente ao iPaaS é que ele permite que a equipe faça mais automatizações junto com o RPA. Para construir um fluxo de integração, você precisa saber como os seus processos começam, qual o fluxo dos dados ao longo dele. Isso leva a otimização.
Por isso, RPA e integração geram mais valor quando são usados como tecnologias complementares, não competidoras, em uma abordagem de automação.
RPA e iPaaS: trabalhando juntos pelo seu sucesso
A automação vem para liberar mão de obra para tarefas mais qualificadas, para gerar ganhos em produtividade, melhorar a experiência dos clientes, evitar erros e reduzir custos.
Mas as empresas não podem cair na falácia de que vão estabelecer uma estratégia de automação em cima de apenas uma tecnologia, sem envolver a TI. Os ganhos dessa abordagem são limitados para a maioria das empresas.
Se você já tem uma solução de RPA e quer potencializar o aproveitamento dela, traga seu caso para nós.