Com o crescimento dos canais online de vendas, a integração de ERP e e-commerce se torna praticamente uma condição para aliar eficiência comercial com menores custos operacionais.
Os motivos são vários. A integração proporciona:
- Fluxos contínuos e com mais visibilidade: informações transitam bidirecionalmente, o que significa mais controle e simplicidade na gestão de produtos, estoques e processamento de vendas.
- Menos trabalho manual e repetitivo: não é necessário alimentar os dois sistemas, aumentando a produtividade e diminuindo os erros da equipe.
- Melhor uso dos dados: aumenta a capacidade de aproveitamento dos dados gerados por ambos os sistemas.
- Escalabilidade operacional: só com integrações um varejista consegue escalar seu processamento de pedidos e relacionamento com fornecedores.
- Melhor atendimento aos clientes: a empresa ganha capacidade operacional e, além de fazer mais com menos, consegue focar no que realmente precisa.
Se os benefícios de softwares integrados são vários e reconhecidamente cruciais para o sucesso de um e-commerce, a melhor forma de integrá-los ainda costuma ser a dúvida das empresas.
Neste artigo, veremos quem deve procurar integração, quais os desafios desse tipo de integração, quais os modelos de integração disponíveis e, depois, por que e como fazer a integração de ERP e e-commerce com um iPaaS. Acompanhe!
Quem deve fazer a integração de ERP e e-commerce?
A integração pode ser uma necessidade sentida por qualquer varejista que use mais de um sistema, independentemente do porte de sua operação.
Porém, os efeitos da falta dela começam realmente a ser percebidos quando a demanda de processamento de vendas começa a crescer.
Mapear fluxos de dados e suas fontes por meio de diagramas, em toda a organização, criando uma representação visual dos processos de negócio, é o ponto de partida de quem está considerando uma integração, independentemente do momento.
O motivo disso é compreender a relação custo-benefício da integração e, assim, determinar a hora certa de investir numa solução.
Desafios da integração de ERP e e-commerce
Integrar uma plataforma de e-commerce a um ERP nem sempre é tão fácil.
Um ERP é o repositório dos dados históricos de uma organização e contém imensa variedade de informações. Há ERPs com milhões de SKUs, e o e-commerce precisa conseguir lidar com esse volume.
Outro aspecto que pode dificultar a integração é que, justamente por permear a gestão da empresa inteira, ERPs costumam ser legados. Mesmo que a empresa faça atualizações constantes, é bem comum que esses sistemas sejam baseados em tecnologias antigas. Nem sempre elas terão capacidade de acomodar conexões com sistemas externos.
Por fim, ERPs costumam ser extensamente customizados aos processos das organizações, a tal ponto que não se encontra outro similar. Isso é bom para a empresa, mas demandará uma integração única também. É preciso compreender como cada dado é enviado, lido e aceito de um sistema para outro.
Todos esses aspectos e, consequentemente, seus impactos em um plano de integração precisam ser considerados na escolha, sob pena de resultar em atrasos, custos adicionais e mais gasto de energia.
Métodos de integração de ERP e e-commerce
Há dois grandes métodos de integração, dentro do qual existem algumas maneiras de integrar ERP e e-commerce. Vamos ver as principais:
1. Ponto a ponto (P2P)
A integração ponto a ponto faz a conexão direta entre as aplicações. Ou seja, a aplicação A tem um conector específico para se comunicar com a aplicação B, outro para a aplicação C e assim por diante.
Esse tipo de integração funciona bem quando a empresa tem poucas aplicações para conectar. Para cenários de integrações complexas ele pode ocasionar dificuldades de gerenciamento.
2. Software intermediário (middleware)
Nesse modelo de integração, temos um software entre os múltiplos sistemas integrados. É o caso do iPaaS, do hub de integração, do ESB, entre outros modelos.
Veja mais: Qual é a diferença entre iPaaS, hub de integração e API manager?
Em vez de cada aplicação requerer um conector separado para se comunicar com outra, como no caso da integração P2P, há conectores estandardizados que se ligam ao sistema intermediário, do qual vão para outras aplicações.
Isso garante simplicidade em cenários de integrações complexas, quando comparado à integração P2P, bem como escalabilidade.
Como integrar ERP com e-commerce usando iPaaS
O iPaaS – plataforma de integração como serviço é uma das formas mais simples de integração de software. A solução garante, por exemplo, acesso a ERPs legados com a mínima necessidade de mudanças. Além de APIs, a solução acessa facilmente web services e databases.
Para isso, a solução vem com modelos pré-construídos para a criação de conectores personalizados e, no caso de soluções comuns, com conectores prontos para uso. Para alcançar toda a complexidade de soluções e regras de negócio, a plataforma também vem com conectores genéricos, como HTTP, e funções como agendamento, transformação de dados, polling, switch, entre outras.
Com recursos de low-code como drag-and-drop, usuários montam fluxos com necessidade mínima de programação, ativam-os e desativam-os com um clique e salvam inputs e outputs se desejarem acompanhar em tempo real suas integrações.
Em casos como o da APIPASS, além de pagar a solução de acordo com o uso, ter evoluções constantes na plataforma e não precisar de infraestrutura interna para implementação, a organização pode ter à disposição uma squad de integração para construir fluxos rapidamente.
Prepare-se para crescer: integre seus sistemas
Um negócio que está se preparando para crescer se preocupa com integrações. Isso porque o crescimento vai envolver mais produtos, mais clientes, mais dados e mais processamento de vendas.
A possibilidade de escalar uma operação mantendo altos níveis de experiência para os clientes envolve a criação de processos enxutos e com pouca fricção, com poucos erros e poucos custos, mesmo diante de vários sistemas, setores e parceiros externos envolvidos.
O iPaaS da APIPASS faz isso para você. Preencha o formulário abaixo para falar com um consultor especializado.