É bem comum que um processo passe por vários sistemas diferentes. Mas também é comum que esses sistemas não se conectem facilmente uns com os outros. Com informações em silos, a equipe precisa manualmente levá-las de um sistema para o outro, o que a sujeita a erros e demora. Por isso a necessidade de integração. O iPaaS facilita exatamente esse processo, automatizando a troca de informações. E uma das peças fundamentais para garantir essa facilidade são os conectores iPaaS.
Os conectores mostram o poder de aplicação de um iPaaS. Por isso, são um dos principais critérios de avaliação na escolha de uma plataforma de integração. A lógica é simples: quanto mais conectores um iPaaS tem disponíveis, mais casos de uso imediatos ele comporta.
Como avaliar tudo isso? Será que é só a quantidade e os conectores disponíveis que importam?
Se você está considerando uma abordagem de integração com iPaaS, seja tradicional, seja embedded, avaliar os conectores disponíveis é determinante. Mas você também deve entender os tipos de conectividade via conectores que o iPaaS tem e como eles influenciarão o uso que você poderá fazer dessa ferramenta para atingir seus objetivos de integração.
Então, vamos aos fatos! Neste artigo você verá o conceito de conectores iPaaS, suas funções, tipos e o que deve observar nessa funcionalidade.
O que são conectores iPaaS e qual a sua função
Um iPaaS orquestra o movimento de dados por meio de dois elementos básicos complementares:
- uma ferramenta que sabe como mover e transformar dados entre endpoints; e
- um conjunto de conectores que vão mover os dados de e para esses endpoints.
Disso se depreende o conceito de conectores. Conectores iPaaS são componentes prontos para uso que têm a função básica de enviar ou receber dados de aplicações, base de dados, dispositivos e outras tecnologias. Eles permitem que o iPaaS converse com as aplicações para as quais foram construídos.
Os conectores atuam como os intermediários, a terceira parte que vai traduzir os dados de um sistema A para uma linguagem que seja compreensível a um sistema B. Além disso, eles vão controlar como as aplicações envolvidas em fluxo vão interagir.
Eles são oferecidos pela maioria das soluções de integração que permitem a conexão rápida entre aplicações, bancos de dados e dispositivos IoT. Mas não há só um tipo de conectores.
Tipos de conectores iPaaS
Há dois tipos básicos de conectores, e boa parte dos fornecedores iPaaS tem ambos.
Específicos
Os conectores específicos são componentes prontos para uso. Eles abstraem a complexidade de lidar com o endpoint específico da API do sistema. Nesse caso, nativamente, o iPaaS sabe como falar a linguagem representada por aquela API.
Genéricos
Os conectores genéricos permitem que os usuários de um iPaaS construam integrações com APIs externas da maneira que eles quiserem. Então, em vez do conector do RD Station, por exemplo, o usuário utilizará um conector genérico para decidir que API da RD Station chamará.
Construtor de conectores
Com essa funcionalidade, é possível desenvolver conectores novos dentro da plataforma de integração, a fim de que sejam acionados diretamente para uso. Nesse caso eles vão seguir regras, autorizações e parâmetros de transformação de dados da API utilizada.
Em plataformas como a da APIPASS, o código dos conectores é pré-construído, para facilitar e acelerar o processo. Basta que o desenvolvedor customize de acordo com os requisitos de integração da API envolvida.
Por que você precisa considerar a lista de conectores prontos de uma solução iPaaS
Ter conectores específicos é muito relevante quando o iPaaS terá usuários de áreas de negócio e, portanto, que pensam em linguagem de negócio, e não técnica. Para eles, uma integração não é fazer os dados de um web service em SOAP se moverem para uma REST API, e sim mover registros de clientes de um CRM para uma plataforma de marketing, por exemplo.
Os conectores permitem exatamente essa abordagem de negócio. Eles expõem apenas as funções ou operações que são necessárias para realizar os objetivos para os quais foram construídos. Em outras palavras: eles expõem apenas o que fazem.
Com isso, eles escondem a complexidade técnica da integração. Ao usar um conector, os usuários não vão precisar entender que tipo de API se trata, como autenticá-la ou como combinar múltiplas chamadas para atender seu objetivo. Está tudo pronto.
Para um citizen integrator, portanto, isso significa um uso mais simples, com menos articulação de aspectos de design técnico e de arquitetura de fluxo de integração.
Outro caso em que os conectores se ajustam bem é a integrações simples e consistentes, que requerem tanta flexibilidade para customizações. Mas, dependendo do seu caso, essa abordagem pode não ser suficiente. Falaremos disso abaixo.
Quando um iPaaS com conectores genéricos e construtor de conectores deve ser considerado?
Se por um lado a complexidade fica por baixo dos panos quando há muitos conectores iPaaS, por outro nem sempre os conectores disponíveis vão abarcar todos os casos de integração. Aliás, no caso de falhas na troca de informações, poderá ser necessário olhar para o que está encoberto. Embora sejam poucos e raros casos, eles serão mais trabalhosos nas mãos de profissionais não técnicos.
Nesse caso, a escolha pode ser por conectores genéricos ou por outras formas de integração. Independentemente da escolha, ela vai aumentar a complexidade técnica da integração, exigindo treinamento a profissionais não técnicos ou então analistas ou desenvolvedores.
Antes que você pense que essa abordagem limitará o uso da plataforma a usuários de áreas técnicas, considere esses pontos:
- Com poucos conectores genéricos você garante a conectividade com a maioria dos softwares modernos.
- Você poderá contribuir com a manutenção dos conectores que utiliza.
- Você poderá criar conectores customizados.
- A flexibilidade dos conectores aumentará, a fim de atender requisitos únicos dos usuários.
- Nada impedirá você de usar conectores prontos, quando eles se ajustarem às demandas de negócio.
Conectores iPaaS: o elo das suas integrações
As organizações sabem que precisam – às vezes de muitas – integrações para garantir seu sucesso. Mas nem todas conseguem endereçar essa demanda adequadamente. Soluções low-code como o iPaaS são a aposta (não a única) para facilitar o caminho. Com conectores e outros recursos pré-construídos, boa parte do trabalho de codificação é eliminado.
Saber observar como esses recursos funcionam e se o que eles fazem por debaixo dos panos se adequa às suas necessidades de integração é a premissa para aproveitar ao máximo tudo que a plataforma oferece.
Quer ver os conectores prontos, genéricos e construtor de conectores do iPaaS APIPASS em funcionamento? Preencha o formulário abaixo ou aperte no ícone do WhatsApp para falar diretamente com um dos nossos consultores.