As organizações estão ampliando o número de sistemas em uso. Elas estão indo às soluções best-of-breed para cada processo de negócio. Só que, por mais que digitalizados, muitas das coletas, trocas e análises de informação nesses processos ainda são manuais. Automatizar esses fluxos completamente é o que visa a BPA – business process automation.
BPA é um conjunto de iniciativas que busca desenhar e implementar processos automatizados, gerando benefícios como transparência, produtividade, eficiência, qualificação do trabalho da equipe, menos erros, menores custos etc.
Várias tecnologias, com diferentes abordagens, podem ser usadas com vistas à automação, nos mais diferentes setores. Cabe a cada organização identificar as oportunidades, desenhar seus processos automatizados e pinçar as tecnologias de mercado mais adequadas a eles. Automatização não é um fim em si mesmo, e os níveis de dificuldade variam de processo a processo.
Entre as opções estão as plataformas de BPA, RPA, inteligência artificial e… o iPaaS. Todas podem estar em um projeto de automação de processos, juntos ou separados.
O iPaaS aplicado à BPA será nosso objeto de análise neste artigo. Ao longo dele, você também verá comparações com RPA/inteligência artificial e plataformas BPA.
O que é um iPaaS?
Se você já sabe o que é um iPaaS, só pular para a seção abaixo. Se você ainda não está completamente familiarizado com esse conceito, siga o fio.
iPaaS, ou plataforma de integração como serviço, é uma solução que permite a criação de fluxos de dados entre aplicações on-premise e cloud usadas dentro da organização ou por parceiros.
Com componentes low-code, como conectores prontos e construção visual de fluxos, ele descomplica, acelera e democratiza a criação de integrações. Já com seu caráter centralizado, facilita a gestão e o controle de integrações.
Por fim, o conceito as a service reduz o investimento inicial, acelera a implementação, terceiriza manutenções e evoluções da ferramenta e traz a vantagem adicional de vir acompanhado da expertise de um fornecedor especializado na área.
Como um iPaaS serve ao BPA?
Um iPaaS contribui e muito para uma estratégia em BPA. Integrando ferramentas existentes, ele automaticamente mantém conectadas duas ou mais aplicações entre si, fazendo uma sincronização bidirecional de dados.
Com um iPaaS, as empresas podem automatizar seus processos de sincronização em cadências definidas ou sempre que há um dado novo.
De certa forma, integração e automação não são coisas separadas. Em muitos casos uma API é acionada por um processo de automação, por exemplo. Se a sua empresa produz algum item, seus processos podem começar a partir de um compra, cuja API se comunica com o sistema de estoque, com o sistema de processamento da compra e de entrega e com o sistema de comunicação com o cliente. Juntas, essas ações compõem o processo de compras, que foi acionado por um API lá no sistema de venda.
Diferenças entre iPaaS e RPA
Ferramentas de RPA costumam emular o comportamento de um humano em uma interface de usuário. Então, basta copiar as ações que humanos fazem e automatizá-las. Isso pode ser identificar informações, copiar e colá-las em outras aplicações, fazer downloads, mandar mensagens etc.
Não é necessário qualquer entendimento do processo. Isso torna a tecnologia simples e atraente, principalmente para usuários das áreas de negócio.
Um iPaaS não emula usuários, como um RPA, mas acessa sistemas diretamente via APIs, files etc. Ele se conecta diretamente a endpoints dos sistemas, pelos quais as informações trafegam.
Uma vantagem do iPaaS sobre a RPA é que qualquer modificação na UI tem que levar a uma modificação na RPA, enquanto no caso do iPaaS isso não será necessário, já que APIs mudam com muito menos frequência.
Uma outra vantagem inerente ao iPaaS é que ele força a equipe a olhar para o processo holisticamente. Para construir um fluxo de integração, você precisa saber como os seus processos começam, qual o fluxo dos dados ao longo dele. Isso leva a otimizações nos fluxos.
Na RPA, você emula o comportamento que um ser humano executa. Isso não requer conhecimento sobre o resto do processo, o que simplifica as coisas. No entanto, é comum, no caso da RPA, que processos ruins sejam automatizados.
Em que casos usar iPaaS na BPA
iPaaS e RPA, duas ferramentas clássicas de BPA, costumam se sobrepor em muitos casos.
Em boa parte deles, você vai conseguir mais rapidez, menos erros e menores custos de manutenção com um iPaaS. Como vimos o iPaaS é mais estável do que a RPA porque não é afetado por mudanças na UI das aplicações.
Um iPaaS também oferece controles de segurança e de governança para que as organizações implementem integração em escala sem comprometer informações sensíveis e críticas. No caso da RPA, escala significa mais bots, o que pode criar preocupações maiores com segurança.
Por outro lado, um RPA permite a automatização de potencialmente qualquer tarefa repetitiva. O iPaaS, quando comparado, tem um foco na sincronização de dados entre sistemas.
Conte com um iPaaS nas suas iniciativas em BPA
Para projetos em BPA serem bem-sucedidos, a organização precisa ter um profundo entendimento de seus processos de negócio e dos objetivos que almeja com as modificações.
Como vimos, o iPaaS pode ser um ferramenta-chave nessas iniciativas, com aplicações extensíveis para outras integrações.
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