Com a transformação digital em pleno curso, as aplicações estão na base de dos processos de negócio para facilitar, acelerar e escalar as entregas das organizações. De acordo com o 2020 SaaS Trends Report o gasto total com produtos SaaS em 2020 aumentou 50% em relação a 2018, e o número de aplicações únicas usadas pelas empresas subiu 30% por ano desde então.
Como as isso, o fluxo de dados de um silo para o outro se fez necessário. Só que em muitos casos, esse trabalho ficou manual, tomando muito tempo da equipe. Então, as organizações perceberam a necessidade de introduzir a automação de processos (BPA).
Embora a automação seja um componente-chave para o sucesso de processos digitais, há muito trabalho pela frente. De acordo com a pesquisa Accelerating Automation: How Business are Adapting to a Post-COVID World, em média 51% dos processos das empresas entrevistadas estavam automatizados.
Não há uma única tecnologia para viabilizar a automação de processos. RPA (robotic process automation) é a principal delas, e também uma das mais simples de implementar. Ela é capaz de executar tarefas rule-based como ler, extrair dados e limpá-los, acessar e-mails e sistemas, fazer cálculos, criar documentos e relatórios.
Mas há outras tecnologia de automação de processos, ainda mais robustas. São algumas delas: machine learning, advanced analytics, natural-language generation ou combinações como os chamados agentes cognitivos, capazes de construir processos completamente virtuais, de executar tarefas, de se comunicar, aprender e tomar decisões.
Nesse mesmo conjunto de tecnologias está o iPaaS, solução que pode dar apoio à automação de processos, sendo necessária tanto para viabilizar a implementação de tecnologias de BPA quanto como uma das próprias abordagens em BPA.
Neste artigo, você vê de que maneira a plataforma de integração soma à sua estratégia de automação de processos.
A convergência entre iPaaS e automação
De acordo com previsão do Gartner, até 2024, 90% das plataformas de integração como serviço vão permitir a automação de processos, enquanto a maioria dos fornecedores de RPA vão oferecer integrações via APIs.
Mas não é preciso esperar o mercado evoluir até esse cenário para compreender que essa divisão entre iPaaS e automação de processos já está desaparecendo da parte de ambos os mercados.
As estratégias de automação só são viabilizadas com integração, por exemplo. Assim como a integração já se mostra como um dos primeiros passos para a organização perceber o valor da automação.
Vejamos a forma desse convergência.
Fluxos de integração: o iPaaS como instrumento de automação de processos
Operações simples como cotação-compra-pagamento ter o simples detalhe de serem feitas em aplicações diferentes, que não raro estão isoladas e em times diferentes. O iPaaS é a ferramenta certa para endereçar sincronizações de dados de forma automática por meio de um fluxo único.
Ao fazer isso, o próprio iPaaS é uma ferramenta de automação de um processo que, de outro modo, seria feito manualmente. A plataforma oferece algumas vantagens relacionadas às características do processo de integração:
- Monitoramento: você consegue visualizar inputs e outputs de dados realizados e, consequentemente, localizar com facilidade possíveis falhas na automação.
- Centralização: na mesma ferramenta, é possível resolver todos os casos de integração, mais simples e mais complexos.
- Alto nível de flexibilidade: em uma iPaaS, mudou a regra de negócio, rapidamente, quase sem programação, você modifica os fluxos de integração.
- Exigência menor de conhecimento técnico: as plataformas de integração são pensadas para serem aproveitadas por várias personas de integração, entre as quais os usuários das áreas de negócio, que com curtos períodos de treinamento são capazes de usar a plataforma sem apoio da TI.
Case de automação de processo
Imagine o seguinte cenário. Toda vez que o seu vendedor recebe um lead no CRM, ele só vem com o contato do telefone. Para abordar esse lead pelo WhatsApp, o vendedor vai precisar cadastrar esse contato na rede manualmente. Parece uma tarefa simples, de apenas 2 minutos. Mas, se o seu vendedor recebe 20 leads por dia, são 40 minutos por dia subindo contatos do CRM para o WhatsApp.
Com uma integração, esse mesmo lead que chega ao CRM para o vendedor pode ser adicionado automaticamente aos contatos dele no Google com um link para o WhatsApp. Assim, para falar com o contato, basta clicar nesse link. Quanto tempo isso demora? Uns 3 segundos? Então, se ele receber os mesmos 20 leads por dia, essa tarefa vai demorar 1 minuto por dia. São 39 minutos a mais para cada vendedor trabalhar todos os dias no que gera valor para o cliente.
Nesse caso, um iPaaS é a tecnologia por trás de automação.
O poder da conectividade: por que a integração é necessária em BPA
Como vimos, a integração pode ser uma forma de automação, já que você automatiza uma extração, transformação e envio de informação entre sistemas. Mas a automação é mais que esse processo, porque envolve um ecossistema de tecnologias como RPA, IA e combinações delas.
Essas tecnologias nativas do universo da automação ampliam os poderes das organizações. Ter funcionalidades como a de ler documentos e de fazer intervenções tal como as ações humanas só é possível com elas.
Mas a integração faz parte do core de fornecedores de plataformas de automação de processos, como um viabilizador. Ela cumpre um papel fundamental no desenho, na construção e no processamento de automações complexas e escaláveis.
E na maioria dos casos, para não dizer em todos, as plataformas de automação contam com parceiros do mercado de iPaaS, para ter mais funcionalidades de integração embarcadas ou então adquiridas paralelamente, facilitando e acelerando esse trabalho.
O motivo é este: o core dos fornecedores de automação são tecnologias como RPA e IA, não integrações. Mesmo assim, eles precisam assegurar a visibilidade, a flexibilidade, a centralização, a governança e o controle que só as plataformas de integração oferecem.
Nesse sentido, o iPaaS e a integração é uma condição de possibilidade de uma automação de processos resiliente, escalável e segura.
Automação de processos e iPaaS: dois lados da mesma moeda
Como vimos, há uma convergência de mercados, da integração para a automação de processos, e da automação de processos para a integração. Ambos estão lado a lado na prática.
Isso vai além de integração ponto a ponto que atende a um escopo limitado de problemas e não tem a customização necessária para se adequar às necessidades de uma organização no longo prazo. Integração envolve a comunicação entre múltiplas aplicações, processos e áreas. E para isso um iPaaS é tecnologia mandatória.
Então, se você quer começar a automatizar seus processos com as funcionalidades de um iPaaS ou alavancar o uso de uma plataforma de automação, fale com um dos consultores da APIPASS para conhecer como a nossa solução pode ajudar você. Para isso, basta preencher o formulário abaixo ou clicar no botão do WhatsApp desta página.