Por definição o iPaaS é uma ferramenta low-code para a criação de fluxos de integração. A ideia é escrever a menor quantidade possível de código, para facilitar, acelerar e democratizar a criação de integrações tanto dentro das áreas de negócio quanto na TI.
Com a popularização das inteligências artificiais, elas também se tornam um recurso visado dentro das plataformas iPaaS. O objetivo? Reduzir ainda mais a necessidade de codificação. Ou seja, se já era preciso escrever pouco código, com uma inteligência artificial, é possível escrever menos código ainda.
É exatamente esse raciocínio que está por trás da funcionalidade que a APIPASS lançou para o mercado iPaaS.
Os usuários do iPaaS APIPASS têm disponíveis todos os recursos do ChatGPT dentro da plataforma, podendo utilizá-los de várias maneiras para a construção de suas integrações.
Onde esses recursos estão disponíveis, como funcionam do ponto de vista do usuário, como podem ser usados e quais os benefícios, você acompanha neste artigo.
ChatGPT no iPaaS APIPASS: onde está e como funciona?
O ChatGPT está disponível de duas formas dentro do iPaaS APIPASS: dentro do conector Node e como um conector. Veja como cada um deles funciona.
ChatGPT no conector Node APIPASS
Dentro do conector Node, os usuários do iPaaS APIPASS podem interagir diretamente com o ChatGPT.
Por meio da ferramenta é possível:
- Responder a perguntas gerais sobre um snippet de código, como qual é a sua função – caso muito comum em códigos legados ou pouco claros.
- Interagir com snippets já disponíveis, por meio de debugging ou refatoração, sem a necessidade de rodar o fluxo de fato, bastando solicitar a reescrita do código para o ChatGPT.
- Gerar novos snippets: criar do zero as funções que os usuários precisam para a construção de um fluxo de integração.
- Testar a execução de snippets de código: simular uma execução da função, para verificar seu funcionamento, sem rodar um fluxo de integração de fato.
Com isso, o desenvolvedor dos fluxos de integração tem recursos para facilitar a criação e manutenção da parte de código de suas integrações.
A funcionalidade dentro do conector Node é disponibilizada dentro do ambiente da APIPASS no ChatGPT, sem custo adicional ou necessidade da criação de uma conta na OpenAI por parte dos usuários.
ChatGPT como conector
A APIPASS também criou o conector ao endpoint das APIs do ChatGPT. Aqui, a inteligência artificial pode receber uma solicitação, processá-la e devolver a resposta para o usuário.
Como um conector, as possibilidades de uso são ilimitadas. O ChatGPT pode ser usado desde para fornecer uma informação até para fazer uma análise.
No caso de a resposta do ChatGPT ser um texto, um passo adicional pode ser incluído no fluxo de integração para localizar a informação e enviá-la para o usuário.
Nesta aplicação, diferentemente da anterior, a autorização para uso do chat é do próprio usuário, e não da APIPASS. Consequentemente, a assinatura de um plano na OpenAi fica por conta dele.
Benefícios da integração do ChatGPT ao iPaaS APIPASS
- Aceleração da construção de fluxos
- Democratização do iPaaS
- Garantia de qualidade de fluxos construídos
- Redução de custos com a criação de integrações
- Redução de custos com falhas em integrações
- Manutenção e atualização rápida de fluxos.
Desafios e considerações sobre o uso do ChatGPT na APIPASS
Os usuários da APIPASS devem saber que nenhuma das respostas do ChatGPT é manipulada pela APIPASS. Consequentemente, a APIPASS não se responsabiliza pela qualidade e veracidade das respostas criadas pelo chat.
Da mesma maneira, a APIPASS recomenda que não sejam enviadas para o ChatGPT informações sensíveis, como dados pessoais ou credenciais de acesso. A APIPASS não se responsabiliza pelos possíveis usos que a OpenAI pode fazer dessas informações.
Outra preocupações são inerentes ao próprio uso da inteligência artificial, incluindo:
- Vieses
- Privacidade e ética
- Dependência de dados
- Transparência e interpretabilidade.
Evolução e próximos passos da APIPASS
A evolução dos recursos de inteligência artificial que os usuários do iPaaS APIPASS vão poder contar está nos primeiros estágios. Muitas novidades ainda vêm por aí, e a APIPASS conta com os usuários para entender esses desdobramentos.
O projeto envolve a inserção do recurso em novos conectores que interagem com código assim como em triggers.
Quer saber mais sobre como usamos a inteligência artificial para otimizar a construção de integrações? Fale conosco!