Com a quantidade de aplicações em uso chegando às raias das centenas, muitas organizações estão experimentando situações nas quais cada departamento retém seus próprios dados. Quando esses dados precisam ser acionados entre as áreas para a tomada de decisão, o processo é, por via de regra, feito manualmente ou de maneira pouco eficiente. Logo, não é raro que demoras, erros e falta de informação ocorram. Um plano de integração de dados é a solução para esse problema.
A premissa da integração de dados é básica: se as organizações querem – e elas precisam – maximizar os benefícios de um ecossistema de aplicações robusto, elas precisam expandir sua gestão de dados (MDM) para envolver ativos na cloud ou on-premise.
Mas nem de perto as organizações têm facilidade de implementar um plano de integração de dados. Há vários motivos para isso: de dificuldades técnicas a dificuldades gerenciais, como você verá.
O iPaaS tem sido visto como um possível caminho não só para a integração em si, mas para a superação da dificuldade de construí-la. De acordo com dados da IDG, 66% das empresas vão investir em um iPaaS para endereçar desafios de integração e automação de dados, enquanto 27% já utilizam uma.
Se você ainda está se perguntando se o iPaaS é a melhor alternativa mesmo, neste artigo você vê como o iPaaS é usado na data integration.
Os desafios da integração de dados
De acordo com a mesma pesquisa da IDC, a maioria das organizações tem um backlog de integração de dados. Porém, 74% delas afirmam que não têm recursos suficientes para lidar com o trabalho.
O universo cloud e, em particular, SaaS sente essa carência de maneira ainda mais radical. Com centenas de sistemas em uso, não é raro que a organização não tenha total transparência, nem que consiga acompanhar o passo de cada aplicação adotada ou substituída por cada área.
Além disso, integração de dados não é apenas mover um dado de um ponto A para um ponto B, mas também transformar e consolidá-lo de tal forma que ajude a organização a alcançar seus objetivos de negócio.
Há um desafio técnico nisso: é comum que a integração seja de dados multicloud com ativos on-premise e que a organização acumule dados de várias idades, formatos e fontes. Muitas coisas podem dar errado durante uma transferência de dados de sistemas críticos. Toda troca de dados é um ponto vulnerável. Por exemplo, se a API é mal desenhada ou mal implementada, os dados podem ser danificados ou perdidos, podem estar errados; a segurança pode estar comprometida etc.
Por fim, há ainda a questão das próprias aplicações em uso. Nem sempre os fornecedores têm maneiras de garantir que os dados que deixam a aplicação o farão da maneira correta.
Você não pode simplesmente torcer para que os dados cheguem no lugar certo sem dano algum. O que acontece quando esse não é o resultado? Em alguns casos, as consequências são as piores, como erros, interrupções, trabalho manual e repetitivo, tomada de decisão falha e insatisfação dos profissionais. Como resolver o problema de vez?
A solução iPaaS: funcionalidades para integração de dados
As soluções iPaaS têm sido vistas pelas organizações como a melhor maneira de solucionar esses desafios da integração de dados.
O iPaaS é uma ferramenta para acelerar, democratizar e escalar a criação de fluxos de integração entre aplicações, dispositivos e banco de dados. São vários recursos para a construção da competência de criação e de gerenciamento de fluxos de dados entre aplicações:
- Automação da troca de dados: o iPaaS permite que fluxos rodem automaticamente, sem necessidade de intervenção ou processamento manual.
- Low-code: a ferramenta tem UI intuitiva, conectores prontos, desenvolvimento visual com recursos como drag-and-drop e ferramentas para visualização de integrações.
- Recursos para codificação: para transformações de dados específicas, conectores para a inserção pontual de código ajudam você a deixar os dados como precisa.
- Monitoramento de integração: capacidade de visualizar rapidamente falhas e outros problemas em fluxos de integração, para uma gestão proativa de erros.
- Segurança: um iPaaS pode mover dados sem saber nada sobre eles e mantém a organização segura em relação à conformidade com legislações como LGPD.
- Disponibilidade: a solução tem recursos para manter a disponibilidade e escalabilidade, mesmo em cenários de grandes volumes de dados.
- Integração híbrida: capacidade para fazer integrações de dados on-premise e cloud em tempo real.
iPaaS na integração de dados: casos de uso
- Migração de dados para uma data warehouse
- Integração e consolidação de dados de clientes de diferentes fontes em um dashboard
- Apoio na migração para um ambiente multicloud ou hibrido
Benefícios
- Maior controle sobre dados e integrações de dados
- Capacidade de adicionar ou modificar fluxos sem impactar outros
- Melhor visibilidade sobre as atividades de integração das áreas de negócio
- Menor pressão sobre a equipe de TI
- Capacidade de adicionar facilmente regras de automação
- Menor tempo de desenvolvimento
- Menor time-to-value
- Menores custos de desenvolvimento
- Fluxos de ponta a ponta
- Mais foco em entregáveis, em vez de alimentar sistemas manualmente.
Case de sucesso: como a Branco Branco eliminou silos
A Branco Branco tinha o desafio de diminuir os silos entre os dados de várias aplicações, a fim de aumentar a capacidade de análise e tornar a tomada de decisão data-driven.
Por meio do iPaaS APIPASS, a Branco Branco coleta, transforma e envia dados de várias aplicações para seu database. Dela, os dados são acionados em relatórios personalizados por meio do Power BI.
Para a Branco Branco, isso significou um salto em agilidade. De acordo com Leandro Gabriel, CTO da empresa:
“Você realmente consegue o que quer, da maneira que você quer. Isso eu falo para todo mundo que pergunta sobre a ferramenta para mim.”
Leandro Gabriel, CTO da empresa
iPaaS: a solução definitiva mais rápida para os desafios da integração de dados
No início deste artigo, afirmamos que o iPaaS já é visto como a melhor solução para data integration. Depois dessa leitura, se ainda restava alguma dúvida, ela foi tirada.
A ferramenta conta com recursos pensados para diminuir o esforço na integração, aumentar o controle dos fluxos e ampliar personas de integração, exatamente para dar a escala e a agilidade que as organizações precisam.
Os resultados é o que se vê em cases como o da Branco Branco, que trouxemos no artigo, que rapidamente sentiu os benefícios de utilizar a solução.
Quer ver uma demonstração? Fale com um de nossos consultores, preenchendo o formulário abaixo ou clicando no ícone do Whatsapp.