Sistemas mais novos na cloud aliam evoluções em UI a uma arquitetura que se presta melhor aos processos de negócio, à escalabilidade e à inovação. No entanto, para obter todos os benefícios disso, as organizações precisam superar o gap de integração de sistemas on-premise, sobretudo legados, às novas soluções cloud.
O motivo é este: mesmo diante da migração para tecnologias modernas, é bem comum que as organizações convivam muito tempo com um mix de sistemas on-premise que suportam suas operações e de sistemas cloud, com os quais eles precisam se comunicar.
Então, quando se trata da integração de sistemas, elas acabam experimentando diferentes cenários:
- on-prem para on-prem;
- on-prem para cloud; e
- cloud para cloud.
Quando envolve ao menos um sistema on-premise, a integração tem algumas particularidades. Em legados, nem sempre a arquitetura dos sistemas permite a conexão com APIs externas. Há casos em que você vai integrar com a base de dados.
Isso torna a integração de novas tecnologias ao ambiente existente uma das principais dores das organizações que estão modernizando seu ecossistema tecnológico.
Então, como pode ser feita a integração de sistemas on-premise? Neste artigo, você vai ver como o iPaaS pode ser a resposta a essa pergunta, como ele integra os seus sistemas on-prem e as vantagens de optar por essa solução.
Integração de sistemas on-premise e cloud: por que usar iPaaS
Gerenciar integrações que envolvam sistemas e fontes de dados on-premise significava investir em um enterprise service bus (ESB) ou em uma solução de integração via API customizada. Ambas as soluções, apesar de funcionais, são caras, demoradas e pouco escaláveis.
Só que esses desafios não significam que a integração deva ser abandonada em favor de uma modernização completa. Pelo contrário: uma abordagem radical, além de cara, na maioria dos casos é inviável e até desnecessária.
A integração é a abordagem mais simples para fazer a conexão de sistemas de dentro e fora de uma organização, aperfeiçoando seus processos de negócio.
Como então resolver as dificuldades das abordagens de integração tradicionais?
O iPaaS veio para diminuir os custos, os riscos e, ao mesmo tempo, aumentar a capacidade de integração das organizações, sem infraestrutura adicional ou implementação complexa, dando acesso tanto a aplicações on-premise quanto em cloud. Ele permite a conexão via API de quaisquer sistemas que operam isoladamente.
Como o iPaaS se conecta a aplicações on-premise?
Como integrar sistemas on-premise com iPaaS
Um iPaaS como o da APIPASS ajuda você a endereçar os casos de integração e automação, independentemente de onde a aplicação está hospedada, se em um data center interno, em uma cloud privada ou pública.
A plataforma de integração tem todos os recursos para se comunicar com APIs, web services, databases e legados on-premise, além de receber comunicações externas de aplicações cloud.
A solução ainda permite o uso de conectores pré-construídos para aplicações on-premise comuns, para que as organizações possam criar rapidamente suas integrações, em vez de desenvolver as conexões do zero. No caso de fazer os conectores do zero, a APIPASS facilita o trabalho disponibilizando um modelo que código para os desenvolvedores customizarem rapidamente.
Conectores genéricos como HTTP e triggers garantem que quaisquer sistemas e quaisquer regras de negócio sejam desenhados na plataforma com a simplicidade de funcionalidades low-code como o drag-and-drop.
Em relação à arquitetura do iPaaS, a plataforma alia disponibilidade à segurança. Em termos de disponibilidade, os fluxos rodam em uma cloud privada dedicada. Load balancer garante a distribuição de workloads e o provisionamento de recusos automaticamente, mantendo a resiliência da operação.
Para acessar serviços que rodam on-premise desde a cloud privada, as chamadas às APIs passam por um NAT gateway, do qual acessam a infraestrutura por firewall ou VPN.
Outra possibilida é rodar o core da plataforma dentro da infraestrutura da organização, o que pode ser necessário para atender requisitos de compliance.
Vantagens de usar iPaaS para integrar sistemas on-premise
Ao oferecer um ambiente centralizado para desenho, execução, monitoramento e gerenciamento de integrações, uma plataforma iPaaS resolve as demandas das organizações com rapidez e simplicidade, sem a necessidade de um grande time e, principalmente, com garantia de escalabilidade em relação às abordagens tradicionais, trazendo uma significativa redução de custo.
Confira abaixo algumas vantagens da plataforma iPaaS:
- Integrações personalizáveis
- Automação de fluxo de trabalho
- Interface de usuário amigável
- Acessibilidade de qualquer lugar
- Atualização constante
- Integração de soluções e dados
- Agilidade na implementação
- Acompanhamento real time dos fluxos
- Rapidez e baixo custo se comparado aos métodos convencionais.
APIPASS: o iPaaS que conecta todos os seus sistemas
Você precisa de soluções de integração eficientes e de alto nível para conectar sistemas on-premise a sistemas cloud?
A APIPASS pode ajudar você. Somos o primeiro iPaaS do Brasil com opções cloud, multicloud ou híbrida, para você rodar de acordo com as necessidades de seu ecossistema tecnológico ou de seu compliance.
Com a APIPASS você pode construir facilmente qualquer tipo de fluxo de integração que requeira a movimentação de dados entre sistemas cloud e on-premise.
Preencha o formulário abaixo para falar com um de nossos consultores especialistas em integração.