A transformação digital tem levado as organizações a adquirir sistemas, atualizar legados e ampliar seu ecossistema tecnológico. Por isso, boa parte delas, para não dizer todas, está batendo de frente com os desafios da integração de sistemas.
Mesmo aquelas que buscam evoluções constantes se deparam com sistemas em diversas infraestruturas, que não conversam entre si, ocasionando falhas na operação, perdas de dados, processos manuais e trabalho repetitivo.
Mas quais desafios são esses? E como vencê-los de vez? Acompanhe!
O que é integração de sistemas?
Integração de sistemas é fazer com que sistemas desenhados independentemente interajam de maneira automatizada.
A integração de sistemas envolve a conexão dos vários componentes físicos e virtuais de uma ou mais organizações. Em relação aos componentes físicos, estes podem consistir em hardwares, maquinário etc. Os componentes virtuais dizem respeito a informações armazenadas em bancos de dados, software e aplicativos.
O conceito é simples, mas os desafios são vários.
Os principais desafios da integração de sistemas
A integração de sistemas é muitas vezes subestimada, o que leva o problema a ser pouco atendido. Por exemplo: há muitas lojas virtuais que não integram seu ERP com e-commerce ainda, um problema relativamente simples de resolver.
O efeito disso é o aumento da complexidade da integração de sistemas e, para resolver problemas, o opção por soluções menos robustas.
Isso leva a imprevistos. Quando a operação fica mais complexa, contemplando mais usuários, lidando com mais fornecedores, com maior quantidade de processos e mais funções e subsistemas, ter a operação toda integrada torna-se mais difícil.
Há outros desafios:
1. Saber que informações precisa integrar
Muitas companhias enfrentam sérias dificuldades quando começam um projeto de integração de sistemas porque, ao operarem em silos, não têm processos bem desenhados.
Com elas têm dificuldade de responder perguntas fundamentais para desenhar seus fluxos, tais como:
- Que dados de negócios devem ser transferidos?
- Em que direção devem ser transferidos?
- Será que nós precisamos de dados em tempo real?
- Que volume de dados vamos transferir?
- Como daremos suporte interno ao processo de integração de dados?
- Como é nossa governança de dados interna?
2. Integração com sistemas legados e/ou monolíticos
É bem comum que o ecossistema tecnológico da empresa seja heterogêneo, com sistemas legados dividindo espaço com sistemas modernos. É preciso ter o cuidado de identificar e escolher a melhor forma de integração para fazer esses vários sistemas trocarem informações.
3. Unidades de negócio diferentes olham para os dados de forma diferente
A integração de sistemas não só precisa satisfazer os requisitos de um negócio, mas também projetar uma integração que tenha uma visão padronizada dos dados dentro da empresa.
4. Fazer rápido ou fazer bem
A integração de software feita de forma convencional é cara, demora bastante tempo e não é escalável. A integração de sistemas deveria contemplar uma visão de futuro, isto é, garantir que a solução de integração não se limite apenas a atender os requisitos funcionais do contexto atual, mas também com o futuro, com questões como desempenho, escalabilidade, reutilização e manutenção.
Como vencer os desafios da integração de sistemas
1. Saber da importância da integração de sistemas
O primeiro passo para vencer os desafios da integração é não subestimar o trabalho.
Nesse caso, é mais simples entender a importância da integração quando ela não é feita. Sem integração, a operação corre o risco de se tornar um emaranhado de sistemas díspares, dados dispersos e processos ineficientes. Em pouco tempo, os dados ficam em seus silos. Os processos ficam engessados. É impossível encontrar as informações, algumas peças não se encaixam e engrenagens importantes não funcionam como deveriam.
A integração de sistemas vai fazer com que todos gastem menos tempo alimentando sistemas e alternando entre softwares, perdendo tempo procurando informações.
Sem integração de sistemas, o tempo e a produtividade dos funcionários são desperdiçados em pequenas tarefas administrativas, boa parte das vezes envolvendo trabalho manual. Sobe alguns dados no sistema A, sobe novamente no sistema B.
A extração de dados leva tempo? Muito! As pequenas tarefas administrativas sobrecarregam sua equipe? Sem dúvida! Perde-se tempo que poderia sem muito mais bem gasto em tarefas de maior valor. A integração proporciona isso.
2. Conhecer os benefícios da integração de sistemas
Os benefícios da integração são abrangentes. Possibilidade de passar mais tempo de forma produtiva, ajudando os clientes e focando no crescimento da empresa. Oportunidade de aumentar a produtividade. Não ver os funcionários presos à sincronização manual de dados e a fluxos de trabalho ineficientes.
A integração de sistemas também melhora muito a visibilidade que você tem sobre os processos. Extrair e compilar dados é uma tarefa complicada sem integração, com perdas ou duplicação. Porém, se sua empresa tiver os sistemas integrados, as informações são muito mais fáceis de acessar e processar. Dessa forma, você pode tomar decisões precisas e altamente informadas em um período mais curto, com base em uma visão holística sobre dados confiáveis.
A automação de dados e processos de negócio proporcionados pela integração de sistemas vai fazer a operação fluir, conectando diferentes plataformas e criando fluxos de trabalho que abrangem vários pontos de contato dos dados, permitindo que todas as pessoas foquem no core business da empresa.
Outro benefício proporcionado pela integração de sistemas é dar subsídio a uma operação mais data-driven. Com os sistemas integrados as informações são muito mais fáceis de acessar e processar.
Outros importantes destaques:
● Redução de custos: ao otimizar a eficiência operacional e de TI, há menos gastos. Por estarem automatizados, os processos liberam tempo para focar e executar as atividades da empresa que realmente geram valor.
● Maior desempenho: processos automatizados e integrados garantem um melhor atendimento a todos os clientes e potenciais clientes.
● Processos aperfeiçoados: fundamental para quem quer se manter competitivo e escalar. Isso se dá através de uma boa integração de sistemas, que torna os processos automatizados, eliminando tarefas manuais e retrabalho.
● Melhor integração entre departamentos: departamentos e setores em sintonia por conta dos processos integrados, alinhando os times e permitindo desenvolvimento de estratégias colaborativas e troca de conhecimento de forma mais eficaz.
● Melhor comunicação e fornecimento de dados: a integração garante melhor atendimento e comunicação com o cliente, pois a consulta de dados torna-se simplificada.
3. Saber quando é necessário fazer a integração de sistemas
Na última década, a necessidade de integração de dados aumentou visivelmente. Sistemas ERP, CRM, Automação de Marketing, Finanças e Contabilidade, Suporte, Business Intelligence e Data Warehousing foram implementados para responder às diferentes necessidades de negócios nas organizações. A quantidade de fluxos de informação e de trabalho tem aumentado de dia para dia.
Quando uma empresa cresce ou está em processo de transformação digital, a necessidade da integração de sistemas aumenta, pois esses processos conduzem a um cenário no qual softwares são adicionados às operações. Novos sistemas passam a ser usados, seja para ajudar a controlar dados, performance, clientes e interações.
À medida que adicionam mais softwares, a camada de complexidade aumenta, assim como a dificuldade de integrá-los aos seus fluxos de trabalho atuais. Por isso que é tão comum que empresas não colham todos os resultados que poderiam ter em eficiência e custos operacionais ao digitalizarem processos.
É aí que a integração de sistemas se torna necessária. Ela está na base de frameworks como o HIP – hybrid integration platform. Ela evita que todas as novas tecnologias implementadas na empresa para economizar tempo e otimizar processos provoquem o efeito contrário. Independentemente do negócio e do segmento de mercado, a integração é a forma mais eficaz de ajudar as empresas a criarem processos digitais com baixa fricção, mantendo a simplicidade e a visibilidade.
No entanto, ela é frequentemente negligenciada no começo. A importância da integração de sistemas costuma ser vista apenas quando os problemas já chegaram a um nível muito difícil de sustentar.
4. Ter uma plataforma de integração como serviço – iPaaS
Uma plataforma de integração híbrida permite fazer a integração de sistemas on-premise com aplicativos baseados em nuvem, com banco de dados e até files. Uma plataforma com alta performance e facilidade de uso, que vá das integrações mais simples às regras de negócio mais complexas será o seu melhor aliado na hora de vencer os desafios da integração de sistemas.
O iPaaS é uma solução tecnológica que integra os diferentes sistemas usados por uma empresa. Essa plataforma torna possível que uma empresa tenha todos os softwares, sistemas e aplicativos integrados em um único sistema centralizado. Com ele, as organizações:
- Resolvem os desafios do modelo tradicional de integrações complexas
- Pagam o que usam
- Criam integrações personalizadas
- Automatizam de fluxo de trabalho
- Democratizam as integrações
- Têm os melhores recursos para integrar
- Têm agilidade na implementação
- Conquistam monitoramento em real time das integrações.
Vença os desafios de integração com o iPaaS da APIPASS
Na APIPASS conhecemos bem os custos e a dor de cabeça causados pelas integrações de software nas empresas. Por isso, criamos uma plataforma na qual você pode integrar todos os sistemas e dados da sua empresa, de maneira simples, rápida e segura. Assim você aumenta a eficiência operacional do seu negócio e pode focar naquilo que é mais importante: a sua estratégia de crescimento. Integre tudo em poucos cliques!