As organizações estão com dificuldade de ajustar o passo que precisam imprimir em sua transformação digital ao de sua capacidade de integração. Principalmente quando só têm à disposição tecnologias do passado. O design extração-transformação-entrega de dados entre bases de dados on-premise e aplicações, embora funcione bem em pequena escala, não satisfaz as necessidades dos negócios. Sistemas de integração precisam incorporar casos de uso que envolvem a conexão com diversas fontes de dados, em uma variedade imensa de ambientes, sem atraso.
Para o Gartner, a resposta para esse desafio é o HIP, ou seja, hybrid integration platform. Essa é uma abordagem de integração ampla e centralizada, que envolve várias ferramentas de integração, seus usuários, os domínios de integração e endpoints. É de um framework HIP que o iPaaS faz parte.
O iPaaS vem exatamente para resolver esse tipo de problema de integração. A plataforma é um conjunto de serviços para facilitar a criação e gestão de fluxos de integração entre aplicações, bancos de dados e dispositivos, estejam eles na cloud ou on-premise. A facilidade é garantida por conectores prontos e genéricos e recursos low-code, o que torna a ferramenta acessível não apenas a desenvolvedores mas também a usuários de negócio.
Simplicidade, escalabilidade e menores custos são os drivers dessa solução. Mesmo não sendo uma ferramenta tudo em um, os casos de uso do iPaaS são inúmeros, o que o torna uma ferramenta com diferentes significados para as organizações.
Quais são as possibilidades que o iPaaS oferece? É o que você encontra neste artigo, que lista os principais casos de uso de um iPaaS.
6 principais casos de uso iPaaS
Uma solução iPaaS deve atender aos três As da integração enterprise:
- Anything: qualquer coisa, como dados, aplicações, APIs e dispositivos.
- Anytime: a qualquer hora, como em tempo real, lotes ou streaming.
- Anywhere: em qualquer ambiente, como cloud, on-premise ou híbrido.
Considerando esses critérios, elencamos 6 aplicações do iPaaS:
1. Integrações entre aplicações cloud, on-premise ou híbridas
Sistemas não são isolados, eles precisam se comunicar uns com os outros. Considerando o processo de migração para a cloud, boa parte das organizações tem tanto a necessidade de integrações cloud para cloud quanto on-premise para cloud. Esse é o primeiro e principal caso de uso iPaaS, que vem para superar desafios de setup e gestão de soluções como o ESB, SOA e EAI.
O iPaaS beneficia dois grandes cenários:
- Empresas com infraestruturas legadas que estão incorporando uma estratégia cloud: nesse caso, o iPaaS vai complementar a infraestrutura ESB existente, viabilizando a conexão com plataformas on-premise e protegidas por firewall a soluções cloud, com mais eficiência.
- Empresas com infraestrutura baseada em cloud: sem a necessidade de lidar com protocolos de mensageria antigos e sistemas on-premise, o iPaaS pode ser o pilar de comunicação de toda a arquitetura.
2. Integrações B2B
A conexão dos sistemas internos com os de terceiros, como parceiros, fornecedores e clientes, pode ser tão determinante para a organização quanto a dos sistemas internos.
No cenário atual, ferramentas tradicionais de integração B2B como a value added networks (VANs), além de caras, demandam tempo, energia e experiência especializada para serem implementadas.
O iPaaS também pode ser usado nesse tipo de integração. A APIPASS também oferece o iPaaS embedded, que permite que você crie fluxos para seus parceiros, clientes e fornecedores ativarem. Falaremos desse caso de uso abaixo.
3. Embedded
Ferramentas como o da APIPASS também têm a versão iPaaS embedded como um caso de uso. Nessa opção, o usuário desenvolve possíveis fluxos de sua solução e disponibiliza a plataforma dentro da sua própria aplicação, para que clientes ativem os que atenderem suas necessidades de integração.
A grande vantagem de um iPaaS embedded é levar aos clientes uma solução com boa parte das integrações que eles precisam, nativamente, em vez de um sistema isolado que ainda precisará ser integrado. Além de poder levar a uma captação e retenção maior de clientes, o embedded pode ser uma fonte de receita adicional.
Para os usuários na ponta, significa um tempo de ativação menor de ativação e uma solução mais completa.
4. Integração e tratamento de dados
Um cenário de integração bem típico é o de dados, tanto no caso em que eles precisam ir de um sistema ou base de dados A para um sistema ou base de dados B, para que ambos tenham informação up-to-date, quanto no caso de povoar um data warehouse ou data lake com fins de analytics e data science.
Extração, entrega e transformação (ELT) ou extração, transformação e entrega (ETL), como essas, são aplicações de iPaaS mais simples, mas fundamentais para as organizações.
Enquanto tradicionalmente a informação vai em lotes, de tempos em tempos, com o iPaaS ela atende também pode ser integrada em tempo real. A comunicação será ainda mais simples se os dados puderem ser transformados durante o processo de transferência, o que vai garantir a qualidade dos dados.
5. Integração de dispositivos IoT
Segundo dados da Statista, a base de dispositivos IoT instalados chegará a 75,44 bilhões em 2025, um aumento de cinco vezes em 10 anos. No entanto, a construção de uma rede IoT integrada é uma tarefa complexa, dado o volume de dados, o número de dispositivos conectados e de APIs. Um iPaaS pode ser uma forma de viabilizar a conexão entre os endpoints.
6. Integração de microsserviços
A decomposição de aplicações monolíticas em serviços menores, como os microsserviços, tem sido um caminho mandatório para organizações que estão entrando com peso no digital. Tipicamente eles usam contêineres para virtualização, e APIs para a comunicação entre os módulos.
As vantagens de uma arquitetura modular são muitas, como maior independência entre os serviços, escalabilidade, resiliência, performance e flexibilidade.
Com um iPaaS também é possível conectar as APIs dos serviços horizontal e verticalmente.
Veja uma demonstração desses casos de uso agora
Integrar aplicações, dados, dispositivos IoT, microsserviços não precisa ser um processo difícil e demorado. É essa a premissa do iPaaS.
Quer uma demonstração de todo o poder dessa ferramenta? Preencha o formulário abaixo e veja uma demonstração de nossos consultores.