É bem comum a necessidade de que várias áreas de uma empresa precisem ter acesso a uma mesma informação instantaneamente, mesmo que ela seja atualizada em diferentes lugares. É isso que faz uma organização com sistemas integrados. Eles são fundamentais quando você precisa interagir com informações que mudam rapidamente e, principalmente, quando essas informações precisam estar em outros sistemas para serem consumidas por outras equipes.
Por isso que, na integração de sistemas, a velocidade e a segurança com que os dados são transferidos são fundamentais. Em muitos casos, essa transferência precisa ser em tempo real, por exemplo. Pense em um marketplace. Se o marketplace não dispor da informação atualizada sobre o estoque de um seller, facilmente ele estará sujeito a efetuar vendas de um produto indisponível ou, então, a não fazer vendas de um produto com grande estoque.
Da mesma maneira a informação de volta. Se o marketplace faz uma venda, mas o seller demora para saber, ele poderá ter problemas no tempo de entrega, com estoques e outros.
O iPaaS é a ferramenta mais moderna do mercado para fazer esse tipo de comunicação entre sistemas. Mas como garantir o sucesso na criação dos processos de integração?
É o que você acompanha neste post, que reúne um passo a passo para obter sistemas integrados com iPaaS.
6 passos para ter sistemas integrados com iPaaS
A maioria dos iPaaS aceita múltiplas personas de integração: de citizen integrators a desenvolvedores de integrações. Ainda assim, há soluções no mercado para casos de integração mais simples – que vão ter um processo de desenvolvimento mais simples – e para casos mais complexos, como a APIPASS.
Estes envolvem múltiplos sistemas e aplicações críticas, podem requerer transformações de dados, webhooks e outros recursos que exigem mais planejamento e cuidados na criação dos fluxos.
Ao desenvolver fluxos de integração, sua equipe de TI contará com suporte do fornecedor, que ajudará a sanar dúvidas e casos de usos da ferramenta.
Para organizações que não têm tempo de atravessar essa curva de aprendizado, muitos fornecedores, a APIPASS entre eles, têm serviços como as squads de integração para quem contrata a plataforma. O objetivo é garantir a aceleração e o sucesso no desenvolvimento dos fluxos de sistemas integrados.
Em integrações complexas com iPaaS, há um fluxo de construção com 6 passos básicos. Vejamos cada um deles:
1. Levantamento de requisitos
Esse é o primeiro passo. Nesta etapa, você vai detalhar seus objetivos de negócio, os sistemas que têm em uso, os dados que possui e o que você e eu time precisam integrar para atingi-los.
Ainda que não haja integrações de sistemas estandardizadas, uma vez que cada companhia usa diferentes subsistemas para alcançar diferentes fins, contar com experiência aqui ajuda para o sucesso.
Por isso, nesta fase, as squads de integração da APIPASS envolvem diretamente analistas de integração. São profissionais cuja especialidade é fazer a ponte entre as áreas de negócio e de desenvolvimento, com experiência consolidada em muitos casos de integração.
Eles atuam como uma espécie de consultores, ajudando você tanto a entender o que precisa quanto a orquestrar os dados dos vários sistemas para obter esse resultado. É bem comum que o que você queira não seja tudo o que você precisa.
2. Análise
Após levantar nas áreas de negócio todas as necessidades, nesta etapa é analisada a viabilidade técnica das integrações, quais as interfaces de integração disponíveis e como elas vão afetar os sistemas em uso e futuros.
Para isso, o analista de integração traduz os requisitos em fluxos. Nesta fase, as equipes de integração da APIPASS contam com um arquiteto de soluções também. Junto com o analista e com a equipe de infraestrutura e TI do cliente, ele avalia todas as necessidades técnicas do projeto.
Essa colaboração ajuda na construção da solução mais adequada para o momento da empresa e para suas necessidades.
3. Design da arquitetura
Graças às fases anteriores, nesta fase, os desenvolvedores de integração estarão prontos para atuar no processo ativo de colocar os sistemas integrados.
Como não se faz tudo de uma vez, o trabalho inicia com o planejamento de como os componentes serão integrados, de maneira que trabalhem como um todo coeso. O objetivo é assegurar a conectividade entre todos eles, garantindo uma integração eficiente.
As equipes da APIPASS trabalham com sprints semanais ou quinzenais. Com ciclos curtos de entrega, a previsibilidade é maior e a gestão mais próxima do cliente.
4. Design da integração de sistemas
Essa é a parte mais demorada e uma das mais desafiadoras quem está buscando sistemas integrados: o processo em que a integração é de fato desenvolvida.
Baseada no projeto do passo anterior, o trabalho é hands on. Se todos os passos anteriores tiverem sido bem executados, os desenvolvedores de integração deverão ter sucesso também, sem atrasos nas entregas.
5. Homologação e implementação
Agora é hora de colocar para funcionar. Nessa fase, os fluxos são executados em ambientes de homologação, a fim de identificar bugs e outras falhas. Após a rodagem dos testes e correção de bugs, é hora de ativar.
Um critério de sucesso muito importante após a implementação está com a organização. Ela precisará também melhorar seus fluxos de trabalho, para se adequar aos processos que agora são tocados na plataforma.
Por exemplo: se um fluxo tinha uma etapa manual de passagem de informação de um sistema para outro, essa atividade pode simplesmente ser suprimida.
6. Manutenção
Ter sistemas integrados é uma vantagem e tanto. Mas o ambiente organizacional muda muito rápido. Com as soluções cloud, as empresas substituem e adquirem sistemas novos muito mais rápido.
Após serem implementados, consequente os fluxos deverão continuar a ser sustentados, seja para a correção de problemas, melhorias, modificações ou evoluções.
Sistemas integrados com iPaaS: um parceiro na sua jornada
Ao buscar integração de sistema com iPaaS você precisa seguir alguns passos, sobretudo se for um caso de uso complexo. Seguir essas etapas garantirá não apenas o funcionamento das trocas de informação, mas o melhor fluxo possível para aquele caso de integração: com segurança, resiliência e visibilidade.
Evidentemente, após obter sistemas integrados, o trabalho não termina. Novas aplicações e novas necessidades vão demandar novos projetos.
Agora quer ver esse passo a passo na prática? Peça uma demonstração do iPaaS APIPASS. É só preencher o formulário abaixo ou clicar no ícone do Whatapp para falar com um consultor.