Há vários critérios que você precisa avaliar ao escolher o melhor iPaaS para a sua organização e nós já falamos quais são os principais. Agora, a pergunta é: como fazer essa avaliação diante de tantas opções? De que maneira filtrar, entre centenas de players, os que mais se aproximam das necessidades de integração da sua organização?
Se você já está observando o mercado em busca de um iPaaS, provavelmente já se deparou com ofertas de trials gratuitos por um período de tempo. Será que é suficiente para perceber o valor da ferramenta para a sua organização? Depende.
As plataformas de integração são pensadas para várias personas: de citizen integrators a desenvolvedores. No entanto, soluções enterprise, por mais que tenham recursos low-code, não são totalmente plug-and-play.
Isso significa que dificilmente você saíra usando um iPaaS enterprise assim que fizer o login. Se a plataforma não contar com um tour guiado ou com vídeos explicativos, é provável que não seja utilizada de imediato por usuários que estão entrando agora no universo das integrações. Nesse caso, o trial pode não ser a melhor maneira para você descobrir como pode usar a ferramenta que está conhecendo.
Então, de que outras maneiras você pode validar se um iPaaS vai responder às necessidades de sua organização? Neste artigo trazemos um guia para você seguir para avaliar todos os critérios que busca em um iPaaS.
7 passos que você precisa seguir para escolher o melhor iPaaS
O mercado iPaaS é recente, mas extremamente fragmentado. Embora com alguns nomes ganhando os holofotes, ainda não há soluções reconhecidamente standard. Aliás, esse é o típico mercado em que as soluções menos conhecidas podem surpreender, tanto pela robustez dos serviços quanto pelo preço.
Veja como determinar rapidamente se um iPaaS tem fit com a sua organização:
1. Defina os casos de uso e os requisitos técnicos
Dentro da sua TI ou de suas áreas de negócio, quais são as atuais dores de integração? Mapeie todo o ecossistema tecnológico para levantar os desafios e problemas, tanto atuais quanto futuros.
Decisa, também nessa fase, se você vai querer contratar apenas a plataforma ou se precisará de serviços como o de uma squad de integração. Esse pode ser o caso se você não tiver equipe de TI interna ou se, mesmo tendo uma equipe, prefere terceirizar o trabalho.
2. Liste os fornecedores iPaaS
Tendo levantado as necessidades, vá ao mercado. Você vai perceber dois grandes grupos de plataformas se destacam: os enterprise iPaaS e os iPaaS específicos.
Os primeiros englobam plataformas voltadas para integrações complexas, que envolvem a orquestração de vários sistemas, transformação de dados e customizações. Eles estão na base de uma estratégia de integração híbrida e vão ser utilizados, principal mas não exclusivamente, pela TI.
Já os iPaaS específicos são pensados para integrações mais simples e rápidas. Nesse caso, costumam ser usados por personas de integração das áreas de negócio e restritos às áreas, e não a toda organização.
Ambos os tipos de plataformas podem conviver juntas nas organizações, o que também deve ser considerado no levantamento de fornecedores. Porém, ao listar os fornecedores iPaaS para as demandas levantadas no primeiro passo, você precisa estar ciente dessa divisão.
3. Faça RFIs
Agora que já mapeou o mercado, busque informações dos players listados, a fim de responder todos os requisitos e necessidades levantados no primeiro passo.
Confira histórias de sucesso de clientes, quais os desafios que eles tinham e como a plataforma resolveu. Confira resultados e o impacto a longo prazo. Busque casos que tenham a ver com os seus desafios.
Com um consultor do fornecedor iPaaS, peça uma demonstração dos casos de uso e das funcionalidades. Aqui também tire suas dúvidas sobre a arquitetura da solução.
4. Faça um trial
O melhor ponto para fazer o trial é este: você já teve uma apresentação da plataforma e dos cases de sucesso, já está familiarizado com a operação e, portanto, tem os recursos suficientes para fazer um teste sem guia.
Nesta fase, mais do que as funcionalidades, analise como você e os outros usuários da plataforma se sentem ao utilizá-la. Principalmente se você não vai contratar os serviços de uma squad de integração junto com a plataforma. Ela é suficientemente intuitiva? A criação dos fluxos é seamless como vocês esperam?
Pense em um teste para fazer na plataforma, para validar rapidamente se o iPaaS gera valor dentro do seu contexto.
5. Crie comparativos das plataformas
Feitas as RFIs e, se possível, os trials, é hora de comparar. Verifique pontos fortes e pontos de desenvolvimento das plataformas, fazendo uma espécie de quadro comparativo. Isso ajudará a avaliar prós e contras.
6. Determine se as solução é tecnicamente viável
Em alguns casos, principalmente quando a viabilidade técnica de uma integração com a ferramenta está em questão, uma PoC também poderá ser recomendada pelo fornecedor para a organização avaliar o valor do iPaaS para suas demandas de integração.
Essa é a confirmação final de que a solução cobre realmente todas as demandas levantadas. Por isso, nem sempre ela é necessária.
É definido um escopo pequeno como exemplo, com poucas regras e poucas aplicações para testar o conceito, e definidos os indicadores de performance para avaliar o sucesso da PoC. Nesse caso, ela será realizada pela equipe do fornecedor. Ao final do processo, será apresentada a solução buscada.
7. Faça uma RPF
Passadas todas as etapas de validação das soluções, você tem tudo o que precisa para criar uma RFP e mandá-la para os fornecedores iPaaS que passaram em seus critérios, que nesta altura devem ser poucos e apenas os que atendem todos os seus requisitos.
Com as propostas em mão, você tem condições de tomar a melhor decisão.
Tenha o melhor iPaaS para a sua empresa
Para além de um nome, de uma funcionalidade ou de um produto, a escolha de uma plataforma de integração deve considerar as soluções que têm fit com as suas necessidades. No caso de um iPaaS, sempre dizemos: você vai se surpreender até com players pequenos.
Mesmo sendo um SaaS e, portanto, uma ferramenta cujo investimento inicial é baixo, os impactos de uma iPaaS mal escolhido são sentidos em efeitos como limitações de uso, subutilização da ferramenta e insatisfação dos usuários. Logo, é mais algum tempo que você passará com problemas nas operações.
Siga todos os passos e chegue àqueles poucos nomes que entregam o que você busca. Você fará a decisão com segurança e, depois, vai aproveitar tudo que uma plataforma de integração pode oferecer a sua empresa.
Se chegou até aqui, fique para conhecer o iPaaS da APIPASS. Para isso, é só falar com um de nossos consultores preenchendo o formulário abaixo ou clicando no WhatsApp.