Falar de integração de software é o mesmo que falar de transformação digital, de crescimento de uma organização e de inovação. Por quê?
Primeiro, porque esse é um problema típico de quem está digitalizando seus processos para ganhar fluxos mais contínuos e enxutos. Depois, porque é uma dor ligada ao crescimento, quando a organização começa a ter setores bem delimitados, muito mais sistemas em uso e necessidades de comunicação. Por fim, porque a evolução tecnológica é constante, e o ecossistema de soluções à disposição das empresas não para de crescer.
É comum que as mesmas ferramentas que permitem digitalizar processos, ganhar escala e inovar são as mesmas que fazem a empresa operar em silos, quando não conversam entre si.
E então, toda essa tecnologia que deveria aumentar a eficiência operacional acaba gerando mais burocracia. Profissionais perdem tempo em tarefas repetitivas que não agregam, replicando informações em vários sistemas. CEOs e gestores conferindo sistema por sistema. Às vezes com controles em planilhas. A informação simplesmente não chega aonde deveria chegar. A visibilidade da digitalização é baixa, levando a erros, e por aí vai.
É nesse cenário que a preocupação com a integração de software se torna estratégica dentro dos processos de transformação digital, inovação e crescimento.
Neste artigo, você encontra uma introdução ao tema. Você verá o conceito de integração, quando existe a necessidade de se preocupar com isso e os benefícios que ela porporciona.
O que é integração de software?
As empresas contam com diversos sistemas. Mas como essas ferramentas nem sempre estão plenamente integradas, é necessário replicar as informações de forma manual várias vezes, o que gera a perda de dados relevantes, erros e um gasto considerável de tempo.
Integração de software é viabilizar que dois ou mais sistemas desenhados para operar independentemente trabalhem em conjunto, resolvendo dificuldades de dados isolados. Com ela, os softwares passam a conversar entre si e agem como se fossem uma só plataforma, permitindo o gerenciamento integrado dos dados e processos da empresa.
Com a integração de softwares, uma informação não precisa ser replicada manualmente, sendo automaticamente transmitida para todos os sistemas, agilizando os processos e embasando a tomada de decisão.
Quem precisa de uma operação assim?
Quem tem necessidade da integração entre sistemas, dados e processos?
A integração de software é um desafio comum. Sua empresa faz uso de dois ou mais sistemas para rodar uma operação? Então, é possível que já tenha a necessidade de integração de software. É o caso de uma loja virtual, em que integrar ERP com e-commerce é decisivo para a eficiência operacional.
Isso tem a ver com uma questão de mercado: boa parte dos softwares que uma empresa usa são desenvolvidos independentemente. E no dia a dia da empresa, mesmo soluções tudo em um acabam dividindo espaço com sistemas especializados ou customizados. Integrações nativas resolvem apenas parte do problema.
Ainda assim, o mais comum é que a criticidade da integração de software apareça com a transformação digital, em processos de inovação e com o crescimento das organizações. É quando um problema que antes podia ser pequeno costuma virar uma grande dor de cabeça.
Outro caso comum é quando setores devem trabalhar em conjunto, como financeiro, RH, marketing e vendas, TI, e-commerce e administrativo. Uma pequena empresa pode ter mais de 10 sistemas diferentes para manter a sua operação. O departamento de marketing de uma empresa grande, sozinho, pode usar 20 ferramentas distintas. Para ter processos com alta visibilidade, continuidade e usabilidade, mesmo com sistemas diferentes, as soluções costumam demandar integração.
Por que a integração de software é estratégica?
A integração de software está presente nas organizações que estão na trilha da transformação digital, da inovação e do crescimento.
Para que a complexidade gerada por esses processos não impacte a capacidade da empresa de manter seus fluxos simples, de visualizar sua operação, de trocar informações e de acionar dados para sua tomada de decisão, a integração deve estar no centro de sua estratégia. É essa ideia que está na base do frameworks como o HIP – hybrid integration platform.
Sem uma estratégia de troca de informações entre os seus sistemas, as empresas poderão ter resultados inferiores aos esperados, como: manutenção de silos, custo operacional fora de controle, ineficiência, erros, burocracia e menor lucratividade.
Se ainda restarem dúvidas, pense no seguinte exemplo de uma loja virtual: o catálogo de produtos precisa sincronizar com o e-commerce, que manda o pedido pelo ERP, depois necessita registrar o ponto de contato no CRM, cuidar do pagamento e da entrega (de acordo com os produtos em estoque) e ainda manter uma comunicação com o cliente. Tudo precisa estar conectado.
O que acontece se todos esses dados permanecerem isolados em seus sistemas? A disponibilidade é limitada, demandando ações manuais e repetitivas.
A integração de softtwares atua nesse problema. Foi isso que fez a Truss, empresa especializada em linhas profissionais para tratamento capilar. Sem a integração entre seu ERP e e-commerce, a empresa demorava 15 dias para despachar um pedido. Após a integração, acelerada com o iPaaS da APIPASS, ela reduziu esse tempo para apenas 5 dias.
Vamos nos aprofundar nos benefícios da integração.
Benefícios da integração de software
Ao apostar na integração de software você tem:
- Tomada de decisão embasada: com um fluxo de informações mais dinâmico e fluido, a capacidade de acionar dados se torna rotina na tomada de decisão da empresa, tornando-a data-driven.
- Agilidade operacional: com a integração dos softwares, é possível conquistar maior agilidade na resposta às demandas de clientes.
- Integração entre setores: a integração de software permite que todos os setores da sua empresa se conectem e se integrem entre si, agilizando processos, uma vez que a troca de dados ocorre de forma automática.
- Monitoramento efetivo: através da integração de software, você vai ter melhora no monitoramento da infraestrutura informacional da empresa, sendo possível identificar e solucionar erros e problemas de forma rápida.
- Métricas e indicadores fiáveis: a integração de software permite a geração de dados confiáveis para a tomada de decisões estratégicas.
Como fazer a integração de software
Há algumas formas de fazer integração: ponto a ponto, EAI, ETL, EBS e API. Entre a tradição do ponto a ponto e a versatilidade da API, a escolha por um modelo se dá caso a caso.
Quando a empresa começa a buscar a integração de softwares tradicional, seja internamente ou por fornecedor externo, ela se depara com um processo caro, demorado e complexo. Resultado: a empresa opta pelo mínimo viável, abrindo mão de funcionalidades e de controles para garantir a segurança e a resiliência dos fluxos.
Com isso, os problemas começam a aparecer: operações paradas, falhas nos processos, dados duplicados ou perdidos, trabalho manual e retrabalho, aumento de custos, perda de competitividade, entre outros.
Mas a integração de software não precisa ser assim. A demanda por soluções ágeis, capazes de acelerar e dar escala à criação de integrações, mantendo níveis confiáveis de resiliência e segurança, gerou uma série de soluções, como iPaaS, hub de integração e automatizadores, entre mais amplas e nichadas, com foco em pequenas e grandes empresas.
A integração via API está no centro delas. A tecnologia é uma facilitadora da integração de software, possibilitando o intercâmbio de informações em diferentes sistemas.
Integre suas ferramentas para que o todo seja mais que a soma das partes
As empresas estão passando por transformações rápidas para responder a um mundo que muda mais rápido ainda. Conseguir manter-se coesa, enxuta e flexível é o grande desafio diante a adesão constante a novos sistemas.
Sua empresa está adotando medidas capazes de facilitar os processos internos para a conquista do sucesso? Como a sua empresa cria as conexões entre os diferentes sistemas?
Na APIPASS conhecemos como ninguém os custos e a dor de cabeça causados nas empresas que ainda estão fazem seus sistemas conversarem entre si. E afirmamos: há solução. Como você viu, ela passa obrigatoriamente pelas integrações de software.
Por isso, criamos um iPaaS no qual você pode integrar todos os sistemas e dados da sua empresa, de maneira simples, rápida e segura.
As integrações estão na base de sua transformação digital, de seus processos de inovação e de seu crescimento agora. Coloque-as no centro de sua estratégia e colha os benefícios.