Quando se fala de integração, e das soluções existentes, um amplo leque se abre. O mercado é bem segmentado, com opções que atendem a diversas necessidades. Tem iPaaS, hub de integração, API manager e automatizador, para citar apenas as principais.
Porém, não é raro que esses conceitos se confundam. O primeiro motivo é que todas lidam com o mesmo problema subjacente: as integrações. O segundo motivo é a imaturidade do mercado. Essas soluções ainda estão sendo consolidadas, e continuam em plena expansão. E isso há apenas uma década. Muita coisa ainda é novidade.
Evidentemente, nem tudo é a mesma coisa. Ainda que isso nem sempre seja perceptível já no nome. Hub de integração não parece nada muito diferente de plataforma de integração as a service (iPaaS).
É por isso que conhecer as opções antes de escolher uma delas é a primeira tarefa de quem está buscando facilitar suas integrações.
É esse o objetivo deste artigo. Vamos definir iPaaS, hub de integração, plataformas para API management e automatizadores, elencar suas principais características e vantagens.
Hub de integração
O hub de integração ou integrador de marketplaces é uma plataforma para conectar diferentes marketplaces, e-commerce próprio e ERPs. Focado em soluções para lojistas, ele permite a centralização da gestão de vendas nesses diferentes sistemas, unificando operações desde o cadastro de produtos em plataformas, até o controle de pedidos, estoques e logística.
Com a solução, por exemplo, não é necessário cadastrar ou alterar cadastros de produtos em todas as plataformas. Independentemente dos canais em que foram feitos, os pedidos são gerenciados no mesmo lugar, assim como o estoque, que automaticamente diminui em todas as plataformas. Anúncios também podem ser criados dentro do hub e aproveitados em outros canais. Outra funcionalidade são os relatórios por canal, que facilitam a visão do desempenho.
Disso decorrem vários benefícios, entre eles:
- visibilidade na gestão de vendas em vários marketplaces;
- diminuição do trabalho manual;
- viabiliza a multicanalidade com uma operação enxuta;
- acelera a entrada em novos canais de vendas;
- automatização de processos;
- diminui o tempo de envio de pedidos; e
- diminui os custos operacionais.
O hub de integração é uma ferramenta fundamental para comerciantes que estão em vários marketplaces e que, para facilitar a gestão de vendas, precisam unificar todas as operações.
Plataformas de API management
As plataformas para gerenciamento de APIs são ambientes para centralizar o design, a publicação, o consumo, a documentação e políticas, o repositório e a análise de APIs, assim como um gateway para acesso seguro as APIs. Ou seja, são soluções que permitem a criação e o gerenciamento centralizado e seguro de todo o ciclo de vida de APIs.
Essa solução é usada, normalmente, por grandes empresas que dependem amplamente de APIs para a integração de seus sistemas, mas também para as que adotam arquitetura de microsserviços ou fazem parte da economia de APIs, isto é, que monetizam suas APIs.
Nesses casos, as organizações obtém benefícios como:
- abordagem API-first;
- reutilização de APIs;
- melhor comunicação entre desenvolvedores;
- camada de interação entre time de desenvolvimento e usuários da API;
- melhores práticas de segurança; e
- apoio a monetização de APIs.
Automatizadores
Automatizador é uma plataforma de integração as a service (iPaaS) mais simples. Normalmente é a solução pela qual setores ou até a pequenas empresas como um todo entram no universo das integrações. Sua principal característica dos é a facilidade de uso. Como normalmente são soluções no-code, os automatizadores são voltados principalmente para citizen developers ou adotantes iniciais.
Outra característica é o preço. Automatizadores costumam adotar o modelo freemium ou ter planos bem em conta, justamente para atender empresas pequenas, que ainda não têm tanta complexidade em seu ecossistema tecnológico.
Assim, quando comparado a um hub de integração, o automatizador pode fazer tudo que o hub de integração faz, dentro dos recursos viabilizados pela plataforma.
Já em relação a um iPaaS, por exemplo, seus recursos são mais básicos. As possibilidades de customizações e criação de fluxos com alto nível de complexidade são limitadas. Automatizadores também não permitem tanta visibilidade sobre os fluxos, nem têm features avançadas de segurança. Vamos falar exclusivamente de iPaaS na próxima seção.
iPaaS
iPaaS é uma plataforma de integração voltada para a simplificação da criação de fluxos complexos, que requerem alto nível de customização e segurança. A simplificação é garantida por recursos como conectores prontos, low-code e capacidade de reutilizar fluxos. Já a resolução de integrações complexas, pela capacidade de criar novos conectores e de customizar os fluxos.
Comparada aos automatizadores, portanto, o iPaaS costuma ser o segundo passo, adotado por empresas que sentem as limitações dessas ferramentas, mas já sabem o valor das instegrações. Pelo mesmo motivo, a organização pode sair de um hub de integração para um iPaaS, que faz tudo que o hub faz, enquanto este não faz tudo que o iPaaS faz.
A solução também é a melhor opção para integrações em nível enterprise, que costumam envolver mais steps. em função disso, as plataformas são considerados low-code. Em muitos casos, a ferramenta será utilizada também e principalmente por desenvolvedores.
No quesito segurança, o iPaaS também tem mais robustez. Além de monitoramento em tempo real das integrações, as soluções entregam o log. A APIPASS, por exemplo, tem um arquitetura voltada para isso, oferecendo a seus clientes instâncias dedicadas e autenticação OAuth.
Qual a solução mais adequada para o seu momento
Quando comparamos iPaaS, automatizadores e hubs de integração, temos soluções bem parecidas, mas com foco em diferentes nichos e níveis de complexidade.
O hub tem a especificidade de ser para sellers e, portanto, entregar recursos voltados para quem precisa estar em múltiplos canais ao mesmo tempo sem perder a visibilidade da gestão de vendas. Automatizadores e iPaaS têm a vantagem de ser genéricos. Mas quando comparados vemos automatizadores se adequarem melhor a SMBs e iPaaS a enterprise.
As plataformas de APIs também atendem o nível enterprise, já que se aplicam à criação e gerenciamento de APIs, ideal para empresas que usam microsserviços ou comercializam APIs.
Já sabe, então, qual a melhor solução para o seu momento?