Apippas

Como a APIPASS ajudou a democratizar e a acelerar o desenvolvimento de integrações

Desafios

O Grupo Bamaq sempre desenvolveu integrações internamente, via banco de dados ou linguagem de programação.

Mas, na visão da empresa, essa era uma forma bem artesanal de integrar. Além da necessidade de ter parte da equipe dedicada, havia a questão da agilidade e velocidade de entrega de dados para os stakeholders.

Nesse cenário, a empresa identificou a oportunidade de ter uma única plataforma gerencial de integrações, com o objetivo de migrar o que já existia, bem como criar novas integrações.

Solução

O iPaaS foi a aposta do Grupo Bamaq para solucionar os desafios identificados. Na APIPASS, a empresa encontrou o melhor custo-benefício e, acima de tudo, um atendimento pós-vendas que acompanhou de perto o desenvolvimento de integrações.

“O pós-vendas da APIPASS precisa ser exaltado porque realmente garante a multiplicação do desenvolvimento. A usabilidade da ferramenta é muito boa, mas o pós-vendas garante que você tenha o conhecimento necessário para fazer esse trabalho. Nunca vi um pós-venda desse jeito, trabalhando há anos com TI. A APIPASS está sempre preocupada em garantir que a gente atinja nossos objetivos com a ferramenta. É muito difícil de haver um pós-vendas tão zeloso. Sinto um respeito muito grande pela Bamaq. Oferecer a APIPASS é muito fácil para mim. Tendo oportunidade, cito a APIPASS com alegria.” Bruno Rodrigues Penna

“Tivemos um acompanhamento técnico completo dos primeiros itens de integração que precisávamos fazer. Me senti muito amparado pela equipe técnica. Senti a preocupação para que as integrações dessem certo. A APIPASS sempre está aberta à compreensão das demandas. O Suporte é muito ágil, pois pela própria plataforma fazemos contato imediato.” – Robert Jardim

Com o apoio próximo da equipe da APIPASS, o Grupo Bamaq percebeu o diferencial da facilidade e a velocidade de integrar na solução. É muito rápido construir fluxos, porque a equipe da empresa apenas insere os eventos, entregando dados através de APIs sem precisar desenvolver portas de entradas e saídas.

Com isso, a equipe de TI passou a se dedicar exclusivamente ao desenvolvimento do core business da Bamaq.

“As integrações do motor de crédito demoraram apenas 8 horas para serem feitas. Se tivéssemos programado manualmente, pelo menos o dobro do tempo seria usado. Também não disponibilizamos a infraestrutura.” – Bruno Rodrigues Penna

Raio-x do case

Período: março de 2023 – atual

Sistemas integrados: RD Station, Meetime, Quiver e Syonet

Número de fluxos: 31

Resultados

Menos tempo no desenvolvimento de integrações

Menos dependência de conhecimentos avançados em programação para o desenvolvimento de integrações

Democratização do desenvolvimento de integrações com algum nível de segurança

Apoio em novos projetos, como os previstos nas áreas de dados

O Grupo BAMAQ

Com 49 anos de mercado, o Grupo Bamaq nasceu em Minas Gerais como uma concessionária de veículos pesados. De lá para cá, passou por um intenso processo de expansão, consolidando atividades no setor financeiro, com a Bamaq Consórcio e outras soluções. Com isso, veio a expansão nacional, levando a empresa a 18 estados brasileiros.