Apippas

De maior ecossistema logístico a maior plataforma open logística com a APIPASS

Desafios

A nstech é o maior ecossistema do mundo em tecnologia para logística e mobilidade. E o plano da empresa é ir além: tornar-se a maior plataforma open logistics do mundo.

Na prática, isso significa fazer com que as mais de 100 soluções dos players do ecossistema – inicialmente pensadas isoladamente – possam ser facilmente combinadas, em um vivo processo de composability, para atender de maneira integrada e completa as diferentes necessidades do setor, desde embarcadoras até motoristas.

Para viabilizar um projeto desse porte, o desafio inicial da nstech era dar escalabilidade à sua capacidade de integrar, desenvolver sua competência no desenvolvimento de integrações e, ainda, garantir a total visibilidade do fluxo de informação a fim de facilitar o gerenciamento.

Cada player do ecossistema já mantinha integrações, mas operando com modelos tradicionais, com muita codificação, logo ainda distantes do que a nstech buscava.

Solução

A nstech buscou uma solução leve – que fosse low-code, por exemplo – mas ainda assim capaz de atender um amplo espectro de casos de integração – como cloud-to-cloud, cloud-to-on-premise e – on-premise-to-on-premise – de maneira uniforme.

O iPaaS APIPASS aliou essas duas características aparentemente discrepantes e, por isso mesmo, difíceis de encontrar no segmento de integração.

“Para nós era interessante que a ferramenta fosse um iPaaS low-code, para que a gente tivesse a rapidez [na integração]. Percebemos que a APIPASS tinha o produto que a gente estava precisando”, diz Francino Antônio de Melo, head de integração da empresa.

A aquisição da nstech foi o plano Service, ou seja, plataforma e serviços associados. Outro ponto fundamental para a escolha foi a capacidade de ativar rapidamente a solução.

Por isso, dada a alta demanda de integração, a nstech contratou o TimeMaterial. São cinco profissionais APIPASS alocados na nstech. Outros dois profissionais internos fecham a equipe de integração, liderada por Francino Antônio de Melo.

Por fim, a nstech também optou pelo Suporte 24×7, dada a criticidade das integrações que mantém.

Raio-x do case

Período: março de 2022 – atual

Sistemas integrados: Buonny, BRK, Trafegus e OpenTech

Número de fluxos: 236

Resultados

Facilidade
de uso da solução por novos desenvolvedores

Rapidez
na identificação de falhas e lentidão.

Simplicidade e velocidade
na construção de fluxos de integração.

Suporte
imediato para chamados e dúvidas.

Integrações
com empresas fora do ecossistema, para que consumam os produtos nstech ou sejam consumidas pelos clientes do ecossistema

A APIPASS também é nstech

Em junho de 2022, a APIPASS recebeu um investimento de R$ 4,5 milhões da nstech. Para a APIPASS, isso significa uma ponte com os mais de 45 mil clientes da base da nstech, fundamental para difundir o conceito iPaaS e os serviços.

Para a nstech, a parceria materializa o propósito de conexão de todos os elos da cadeia logística, para a criação de soluções completas e de fácil navegação.

“Ela [a parceria] vem num momento de extrema importância para a companhia. Somos um ecossistema conectado de tecnologia para logística e mobilidade centrado na resolução das dores de negócios atuais e futuras de todos os elos da cadeia. Nos juntamos a empreendedores visionários que, assim como a gente, querem mudar a logística por meio da tecnologia.”
Vasco Oliveira
Fundador

A nstech

A nstech foi fundada pela Niche Partners, da Tarpon, com investimento da Greenbridge Partners em 2019. Seu propósito é resolver os grandes desafios tecnológicos e gerenciais da cadeia logística, fomentar a inovação e aumentar a sustentabilidade das operações.

Para isso, ela oferece uma plataforma open logistics, uma interface totalmente modular para composição de produtos e serviços para logística e mobilidade. Com mais de 25 empresas e mais de 100 soluções para atender a cadeia, a nstech já é o maior e mais completo ecossistema de seu segmento no mundo.