Apippas

Visibilidade e governança em integrações aliadas a muita velocidade de desenvolvimento, com a APIPASS

Desafios

O Sebrae SC tem várias aplicações, desde portais, ERP, sistema de BPM, entre outras. Porém, como tantas organizações, elas têm uma série de customizações para atender as regras de negócio.

Para conectar essa cadeia de interações, o Sebrae tinha duas soluções. A primeira era um enterprise service bus (ESB) ou barramento, construído manualmente. Para integrar nesse modelo, a equipe de TI interna contava com o apoio de uma fábrica de software. A segunda eram solicitações de customizações que a equipe demandava dos próprios fornecedores.

Porém, nesse modelo de integração, o levantamento de requisitos era muito grande, e os projetos muito demorados.

Além disso, a equipe não tinha visibilidade sobre as integrações. Consequentemente, o tempo de descoberta e solução de falhas era maior e exigia mais trabalho do time.

Solução

O Sebrae Santa Catarina em 2022 conheceu a plataforma da APIPASS dentro do Startup Summit, evento que tem como um dos realizados o próprio Sebrae. Após o evento, a equipe conheceu outras soluções. Com o apoio e avaliação do Gartner, a escolhida foi a APIPASS.

São 9 analistas diretamente envolvidos com sistemas. Dedicados a integrações na plataforma são 2 profissionais.

O Sebrae Santa Catarina desenvolveu integrações entre sistemas e rotinas para melhorar o desempenho dos servidores.

Os conectores foram facilitadores para a equipe usar a solução. A inserção dos parâmetros é bem simples. O próprio aprendizado do Node, visto que é uma tecnologia nova, é rápido.

Dentro das integrações, a equipe estabeleceu uma monitoria do sucesso da troca de informações. Sempre que um erro acontece, é disparado um e-mail para o responsável. Antes, era necessário um monitoramento manual das consultas. Agora, cada execução é monitorada, enviando avisos para atuar nas correções.

Outra aplicação que o Sebrae Santa Catarina fez foi na integração do portal de marketplace com o ERP, que respondia apenas em XML. Por meio da APIPASS, o XML é convertido em JSON quando saí da aplicação e convertido em XML quando chega na aplicação, permitindo a melhor visualização do que acontece nessas integrações.

O Sebrae Santa Catarina tem planos de melhorar e intensificar o uso da plataforma APIPASS, incluindo integrações com CRM.

“Antes todas as integrações eram feitas a toque de caixa. Agora conseguimos ver, acompanhar as execuções, manipular o que está acontecendo dentro e isso está evoluindo muito. Temos um processo rígido de auditoria em gestão de riscos, e a ferramenta vem nos ajudando a mostrar que estamos atuando sobre isso e munidos de informações sobre as integrações.”

Raio-x do case

Período: outubro de 2022 – atual

Add-ons:  VPN + Suporte 24×7

Sistemas integrados: Rd Station, Asaas, Monitoramento de Webservice RM, Sebraetec, API e envio de e-mails

Número de fluxos: 42

Resultados

Simplicidade e velocidade
na construção de fluxos de integração.

Governança
em integrações.

Rapidez
na identificação de falhas e lentidão.

Suporte
imediato para chamados e dúvidas.

Atendimento APIPASS
uma equipe envolvida com as regras de negócio do Sebrae

"Quando implementamos uma plataforma de integração temos um poder maior. Como era feito antes, tínhamos muito mais trabalho. Hoje é menor. Temos um poder maior de visualização. Muito mais confiável, muito mais rastreável e muito mais sólido para realizar a integração. Dá menos erro. Mitigamos muitos riscos em torno de integrações. Antes a gente reproduzia o erro para entender o que aconteceu. Hoje vemos o que aconteceu e já entendemos o que aconteceu para tratar isso. A própria plataforma também já acusa."
Denner Felipe Silva Ferreira
Analista Técnico II

O Sebrae Santa Catarina

O Sebrae – Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas é uma entidade civil sem fins lucrativos criada pelas leis 8.029 e 8.154/90.

Presente em todos os estados, o Sebrae promove cursos, facilita o acesso a serviços financeiros, estimula a cooperação, organiza feiras e rodadas de negócios, e incentiva o desenvolvimento de atividades que contribuem para a geração de emprego e renda.

São centenas de projetos gerenciados pelas Coordenadorias Regionais e de Gestão.