As empresas têm muitas opções para endereçar suas necessidades de integração, o que é ótimo e demosntra a criticidade que essa demanda vem adquirindo. Mas cada uma com vantagens e desvantagens. Algumas abordagens de integração vão ser melhores para certos padrões de integração do que para outros, claro.
E então, vem a clássica pergunta: qual escolher?
Ajudar você a avaliar as opções disponíveis para decidir pela melhor abordagem de integração para a sua empresa é o objetivo deste artigo. Let’s bora!
As principais abordagens de integração
Dá para dividir as abordagens de integração existentes em dois grandes grupos: um baseado em fornecedores externos e outro baseado em desenvolvimento interno. Vamos lembrar o que o mercado tem de cada uma delas:
Com fornecedor externo
1. Outsourcing de integração
Empresa especialista na construção e implementação de integrações sob medida, com base em frameworks.
Tem a vantagem de acumular experiência vasta em integração, resolvendo uma variedade imensa de casos e problemas dentro de um nicho especializado de produtos (como integração SAP) ou de tipo de integrações (como integração de dados).
Outra característica é o modelo de pagamento, que é baseado em projeto, não em um fee recorrente, como iPaaS.
Esse tipo de serviço pode servir para empresas com poucas demandas de integração e com muitas soluções customizadas.
2. iPaaS
O iPaaS é uma solução de integração baseada no conceito as-a-service e no-code ou low-code. As soluções variam bastante em termos de robustez e casos de uso, indo desde o nível enterprise até domain-specific.
A grande vantagem dessa solução é a escalabilidade. O iPaaS é pensado para facilitar o processo de integração, reduzindo a implementação de fluxos por meio de recursos como conectores prontos, construtor de conectores, construção de fluxos com drag-and-drop e point-and-click, entre outros.
O modelo de pagamento é recorrente, com a vantagem de manter o monitoramento de integrações e acesso a serviços de suporte. Os fornecedores iPaaS, além da plataforma em si, normalmente atrelam consultorias e serviços de integração a seu portfólio, para clientes que não quiserem desenvolver internamente as integrações.
3. iPaaS embedded
O iPaaS embedded é uma versão white label do iPaaS pensada para software providers que desejam disponibilizar a seus clientes integrações pré-construídas dentro de seu produto.
A grande vantagem é aproveitar os benefícios do conceito low-code do iPaaS para oferecer integração em escala aos clientes. Facilitar a conexão do produto com o ecossistema tecnológico que os clientes já têm é uma forma de diminuir o time-to-value e o churn, gerando valor para a solução.
Com desenvolvimento interno
1. Integrações customizadas
Nesse caso, em vez de mandar para um fornecedor terceiro, sua equipe de integração vai desenvolver internamente com base em um framework.
Esse tipo de integração pode ajudar naqueles casos que saem realmente fora da curva ou com integrações extremamente difíceis. Ou seja, é de uso pontual, possivelmente quando você já esgotou alternativas. Até porque esse tipo de integração é mais caro de fazer e de manter, exige alto nível de conhecimento técnico e de negócio, e ainda exige infraestrutura.
2. Plataforma de integração open source
Implementar e customizar uma plataforma de integração open source é outra forma de construir integrações customizadas. Com isso, além das vantagens de integrações sob medida, a organização tem algum nível padronização e repetibilidade.
Porém, pode ter um nível maior de complexidade e ficar mais sujeita a possíveis direções que o projeto open source pode tomar.
Isso torna essa opção mais adequada a uma escala menor de integrações, se você está culturalmente envolvido com o conceito open source e se você tem uma comunidade nesse meio.
Como escolher uma abordagem de integração
Não existe uma abordagem certa ou errada em integração. Isso significa que qualquer uma serve? Não.
Há vantagens e desvantagens de cada abordagem em relação a suas demandas de integração. Elas precisam ser observadas, para assegurar a escolha do que é mais adequado.
Veja algumas perguntas que você deve se fazer ao decidir por uma mais dessas abordagens:
- Como você lida atualmente com os desafios de integração: impacta nas demandas de desenvolvimento? Tem todas as funções de uma equipe de integração? Seria melhor que terceirizar esse serviço?
- Você tem um número de integrações limitado ou esse número tem crescido ao longo do tempo?
- As integrações têm variações significativas ou são padrão?
- As integrações são complexas?
Se você tem um grande portfólio de integrações para criar e gerenciar, integrações customizadas podem não ser a melhor escolha. Da mesma forma, se você precisa usar dados integrados em outras integrações.
Com o aumento do número de sistemas em uso e a aderência ao SaaS, as organizações precisam ter mais escala nos seus processos de integração, sob pena de manter um backlog extenso.
Agora, se você tem aplicações customizadas ou nichadas, todas as aplicações on-premise ou precisa ter um controle total sobre as integrações, um parceiro externo não será a melhor escolha.
Abordagem de integração: qual tem fit com o seu negócio?
Conhecer as opções disponíveis, entender o seu momento atual e confrontar os dois é crucial para sua abordagem de integração ter fit com suas necessidades.
Muito provavelmente você não chegará a uma solução que englobe tudo e vai precisar mesclar fornecedor externo com desenvolvimento interno ou duas opções de um desses modelos.
Isso não levará a prejuízos nem a problemas se a decisão for tomada de maneira consciente.
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