A transformação digital é o mainstream, mas nem de longe uma conquista simples.
De acordo com a 33ª edição da Pesquisa Anual sobre o Mercado Brasileiro de TI e Uso nas Empresas, o avanço do investimento em transformação digital em 2021 foi equivalente ao esperado para o período de até quatro anos, representando 8,7% da receita média das empresas.
Estudo do Instituto FSB com empresas brasileiras de médio a grande porte vai pelo mesmo caminho. Para 70% delas a transformação digital é um tema com algum nível de relevância e, portanto, entre as top prioridades.
As tecnologias mais visadas são:
- Computação em nuvem, citada por 59% dos entrevistados;
- Internet das coisas, mencionada por 39%;
- Cibersegurança, por 31%;
- Inteligência artificial, por 27%; e
- Veículos autônomos, por 9%.
No entanto, a mesma pesquisa mostra que apenas 37% empresas se consideram aptas para colocar uma estratégia de transformação digital em prática.
Os desafios são muitos e não há bala de prata para endereçá-los. Mas por que e de que maneira as integrações e, dentro desse universo, o iPaaS pode facilitar o caminho?
É o que veremos neste artigo. Vamos partir das características das empresas digitalmente maduras e do papel da integração nesse processo para explicar como o iPaaS facilita a transformação digital. Por fim, trazer o caso prático da TRUSS, que vive essa jornada.
Características de empresas que passam por transformação digital
A transformação digital é um movimento que se desenha de maneira única em cada empresa.
Mas, por mais que tenha variadas formas e, principalmente, rotas, algumas características saltam imediatamente das empresas digitalmente maduras. Vejamos quais são elas:
Conhecimento profundo dos hábitos de consumo de clientes
Essas organizações têm presença consolidada em todos os canais, e aproveitam os recursos do digital para compreender os hábitos de consumo de seus clientes. Isso as torna capazes de identificar oportunidades para criar produtos e serviços, mas também uma jornada de compra e de atendimento extremamente customizada.
Capacidade de tomar decisões baseadas em dados
Não apenas comercialmente, os dados gerados em toda a operação alimentam análises que identificam padrões e tendências que embasam a tomada de decisões. Isso torna as organizações digitalmente maduras capazes de melhorar suas estratégias e seus processos.
Flexibilidade ágil
Organizações que vivenciam a transformação digital têm a capacidade de descobrir como se compor e recompor no nível de sistemas e de processos, por meio da orquestração de componentes autônomos e altamente modulares.
Essa característica, chamada pelo Gartner de composability, as torna extremamente flexíveis, em contraste com as organizações monolíticas, extremamente engessadas.
Cultura da experimentação e de aprendizado
Postura data-driven aliada a flexibilidade ágil produz, naturalmente, o grau de segurança para a experimentação e, com ela, o aprendizado. Essas organizações têm condições de levantar hipóteses, estruturar e acompanhar seus experimentos em testes e provas de conceito, verificando mudanças em relação ao estado anterior e de colhendo as lições disso.
Transformação digital: por que as organizações se perdem no caminho
Transformação digital tem a ver com a digitalização de processos, com uma postura data-driven, com flexibilidade e aprendizado.
Se o mercado já domina a percepção de que esse é o destino, é normalmente no caminho que as organizações se perdem, de modo a inclusive não visualizar as vantagens de segui-lo.
Há algumas razões para isso. Elas perpassam o nível estratégico, organizacional e tecnológico. Por exemplo: casos em que a transformação digital é vista sob um aspecto estritamente técnico, sem associação com os objetivos estratégicos; ou em que a organização não treina sua equipe; ou ainda em que a organização não concebe de maneira suficientemente abrangente, apenas de maneira setorizada, sua transformação.
Por que e como as integrações ajudam a endereçar esses desafios?
O papel da integração na transformação digital
A transformação digital tem forçado as organizações a repensar seu entendimento sobre integração. A complexidade e extensão de seu ecossistema tecnológico, assim como a descentralização e perda do controle da TI, tornam a integração mais do que uma demanda. Pedem integração como competência, para ter a escala e a abrangência que precisam para evitar silos.
A integração é elevada, portanto, a mecanismo de orquestração de todos os pontos do ecossistema, para que se comuniquem e funcionem em conjunto. Se um dado é inputado de um lado, automaticamente, todos os demais sistemas que consomem aquele dado precisam estar up-to-date sem ninguém precisar fazer nada.
Integração também é a cola que reúne iniciativas que rodam paralelamente, que comunica o legado ao modernizado e, ainda, que coleta, transforma e entrega dados para análises de business intelligence.
Com isso, de acordo com o Gartner, temos que, até 2024, 75% das empresas de médio a grande porte vão usar ao menos duas ferramentas diferentes de integração a fim de lidar com suas necessidades.
Que ferramentas elas terão para conseguir essa escala e flexibilidade?
O iPaaS como acelerador da transformação digital
São poucas as tecnologias de integração capazes de entregar tudo o que as organizações precisam, em termos de integração, para sua transformação digital. Como dissemos, não há bala de prata.
O iPaaS é a ferramenta que tem conquistado o mercado, tornando-se o núcleo de implementação das iniciativas, porque entrega às empresas que estão em plena transformação digital as habilidades que elas precisam.
Como? Vejamos algumas funcionalidades.
1. Implementação on-premise, híbrida ou multicloud
As empresas podem ter o iPaaS rodando na cloud ou em sua própria infraestrutura, se necessário, atendendo aos mais variados casos de uso.
2. Integração híbrida
As organizações que precisam integrar diferentes endpoints encontram no iPaaS a solução para conectar quaisquer recursos, estejam on-premise ou na cloud.
3. Capacidade de facilmente criar conectores customizados
O iPaaS tem conectores prontos para uso, mas também a possibilidade de construir novos conectores. Conectores genéricos garantem rapidez na integração de sistemas, tornando a plataforma extremamente flexível.
4. Facilidade de orquestrar integrações
O iPaaS se apropria de recursos low-code para acelerar e democratizar a integração, com interface visual e construção de fluxos com point-and-click e drag-and-drop.
5. Componentes para mapeamento de atributos e transformação de dados
Com aplicações desenhadas isoladamente, transformar dados em integração é o cenário mais comum. O iPaaS tem recursos de transformação de dados para garantir isso.
APIPASS no processo de transformação digital da TRUSS
Nos últimos dois anos, a fim de assegurar uma operação remota e a venda em e-commerces, a TRUSS sentiu a necessidade de radicalizar sua transformação digital. A gota d’água, conta André Guirado, gerente de TI da empresa, foi a Black Friday de 2020:
Na Black Friday de 2020, os pedidos feitos no e-commerce eram exportados para planilhas. O time precisava inseri-los manualmente no ERP para gerarmos o controle financeiro. Chegamos a entregar pedidos 60 dias depois de feitos. O cliente hoje é imediatista. Com essa operação, tínhamos um índice de devolução de 40% a 50%. Essa dor precisava ser evitada.
A solução começou pela substituição do ERP, que consequentemente precisou ser integrado com o ecossistema tecnológico em torno dele. De acordo com André Guirado, esse foi o momento decisivo:
A integração ponto a ponto do ERP com o ecossistema seria um retrabalho do time interno e de fornecedores, porque teríamos que trocá-la. Ela também teria um custo alto. Disso veio a necessidade de um middleware de mercado, um integrador. Queríamos uma ferramenta intuitiva que permitisse que o time operasse.
Uma vez definido que a solução seria um middleware, foram ao mercado:
A APIPASS foi comercialmente muito flexível. Vieram com uma proposta de parceria, de crescimento mútuo. Nenhum concorrente fez isso. Fomos muito bem atendidos. Nossa parceria tenho absoluta certeza que será duradoura.
O sucesso dessa parceria não ficou apenas na etapa de negociação. Após a implantação, a TRUSS alcançou resultados imediatos em sua operação. Veja:
O que a APIPASS nos trouxe no pós-go live? Integramos B2C, B2B, EDI mercantil e força de vendas. Todos os demais periféricos em volta do ERP passam pela APIPASS. Qual foi o benefício? Tivemos o tempo recorde de envio de um pedido em 4 horas. Hoje, se entrar um pedido no e-commerce, a expedição começa a faturar em no máximo 30 minutos. Com isso, elevamos nossa receita, mas também a satisfação dos clientes. Vínhamos com avaliação de insatisfação, com nota 7 no Reclame Aqui. Nossa avaliação hoje está em 9,2. Essa parceria nos alavancou. Tivemos um crescimento de 37% no faturamento, e 99% do faturamento transita via APIPASS. Não pensamos mais em integração direta.”
Inicialmente os projetos foram executados com o apoio das squads de integração da APIPASS. Passadas algumas integrações, a equipe da TRUSS já integra com total autonomia dentro da plataforma.
A integração do e-commerce LA MODA, por exemplo, foi feita pela equipe em apenas cinco dias. De 15 integrações iniciais, alguns meses depois, eram 92 integrações em operação.
O futuro promete para a TRUSS. A empresa quer aumentar a sua capacidade de produção em 200%, estruturar um centro de distribuição na Europa e migrar todo o ecossistema tecnológico dos Estados Unidos a exemplo do brasileiro. O objetivo final é criar indicadores em uma única solução de BI, por meio da ferramenta.
iPaaS: o passaporte para quem tem a transformação digital como destino
As lideranças estão na mira da transformação digital. Mas ainda estão na dúvida sobre como fazer isso. Os desafios não são poucos e não há bala de prata.
Mas de uma coisa sabemos, como a TRUSS mostrou: as integrações e um iPaaS vão facilitar a jornada.
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