Com tantas aplicações e um processo de digitalização acelerado, um dos desafios das organizações é conciliar todas as partes de um ecossistema tecnológico cada vez mais complexo e robusto. No limite, a profusão de ferramentas transforma agilidade em lentidão, usabilidade em burocracia e flexibilidade em rigidez. Disso vem a necessidade de integrar soluções. Só que tem mais uma opção para minimizar os efeitos negativos da complexidade e do porte: entregando os fluxos de integração que os usuários de um sistema precisam para conectá-lo a outros, no próprio sistema. E então estamos falando de uma plataforma de integração embedded.
O conceito é novo, ainda que seus componentes-chave não sejam. A plataforma de integração embarcada é uma das opções para empresas desenvolvedoras de aplicações ampliarem a gama de soluções que proporcionam a seus clientes, sem precisar desenvolver soluções alheias a seu core business.
Neste artigo, vamos explicar o que é uma plataforma de integração embarcada, como ela funciona, quais as principais vantagens e, por fim, 7 motivos para considerar levá-la a seu sistema.
O que é uma plataforma de integração embedded?
Imagine a possibilidade de incorporar todos os possíveis fluxos de integrações que seus clientes precisam, na sua solução, e eles pagarem pelo fluxos que ativarem de acordo com o uso.
Basicamente, essa é a proposta de uma plataforma de integrações embedded, também conhecida como integração embarcada e que tem revolucionado o mercado de integrações. Ela é uma uma maneira de você criar para os seus clientes os fluxos que eles precisam.
E para usar, eles vão precisar dar apenas alguns cliques. Então, se o seu cliente precisa conectar a sua solução à de outros fornecedores para ter todos os serviços de que precisa, seria fácil.
De acordo com o COO da APIPASS, Eduardo Pugliesi:
O sistema embarcado permite de forma transparente a conexão entre todo ecossistema de forma autônoma pelo cliente, sem a necessidade de ter um grupo de especialistas e trazendo de forma nativa para as diversas soluções de mercado.
Como a solução funciona?
A versão embedded de uma plataforma de integração se comunica com a aplicação por meio de API. O caráter embarcado vem da inclusão de parte do front-end da plataforma dentro da aplicação hospedeira, a partir da qual pode ser acessada.
Dessa maneira, é possível que qualquer usuário utilize os recursos de integração desde o sistema, conectando facilmente sistemas, aplicativos e dispositivos. A plataforma é intuitiva e, com recursos low-code, sequer tem a necessidade de ser operada por especialistas em integrações.
Assim, com a versão embedded, os próprios usuários das plataformas conseguem ativar e configurar o processo de integração de sistemas, sem que dependam do apoio de um suporte especializado.
Em outras palavras, o sistema embarcado substitui o back-end e entrega as integrações personalizadas nas mãos dos seus clientes, junto com a aplicação.
Para que aplicações a plataforma de integração embedded se destina
Qualquer empresa pode ter uma plataforma de integração, independente do nicho de mercado.
Beneficiam-se especialmente do modelo aplicações que geram a necessidade de se integrar com vários outros sistemas, já que ela elimina o trabalho de desenvolver a solução dentro de casa.
Consequentemente, há segmentos que terão ainda mais vantagens com a solução embedded, como empresas que trabalham com soluções de negócio que precisam estar online com outros sistemas, de forma transparente, e aplicações que compõem ecossistemas se beneficiam especialmente da solução.
7 motivos para conhecer a solução de integração embedded
1. Captação de novos clientes e retenção dos clientes atuais
Se a necessidade de integrar a sua solução com outras soluções existentes no ecossistema tecnológico da organização pode ser uma das objeções para a adesão de novos clientes, se você já oferece uma solução para o cliente integrar, o cenário pode mudar. Esse é um estímulo a mais para atrair quem está na dúvida.
Mas também para reter os atuais. Novas necessidades de integração poderão ser rápidas e facilmente atendidas com a funcionalidade.
2. Autonomia, agilidade e simplicidade na integração da sua solução com outras
Com a versão embedded da plataforma de integração, a sua empresa oferece aos seus clientes todas as integrações necessárias para a utilização do seu produto. Com a vantagem da facilidade e da agilidade de conectá-las.
3. Baixo custo de desenvolvimento e manutenção de integrações para seus clientes
Com a plataforma de integração, a necessidade de desenvolvimento e manutenção são reduzidas, minimizando o esforço da equipe interna. Plataformas como a APIPASS têm uma base de componentes já disponibilizados, reduzindo em até 15 vezes o tempo do processo de integração das aplicações de uma empresa.
4. Apoio para a jornada de transformação digital de seus clientes
Ao oferecer uma plataforma embarcada junto com o seu sistema você ajudará seu parceiro a acelerar o processo de integração de sistemas, aplicativos e dispositivos, ponto de preocupação das empresas que estão no processo de transformar o ambiente do seu negócio.
Isso é fundamental porque as organizações costumam gastar 50% do tempo e dos custos de desenvolvimento de uma aplicação com integrações, segundo dados do Gartner.
Segundo o COO da APIPASS, Eduardo Pugliesi, “sistemas embarcados como o desenvolvido pela APIPASS conversam diretamente com o processo de transformação digital”.
5. Monetização
Entregar uma plataforma de integração dentro do sistema será outra forma de monetizar sua aplicação.
6. Elimine erros e prejuízos financeiros de seus clientes
A gestão proativa de problemas de carga e sistemas minimiza impactos financeiros na operação de seus clientes. Com a plataforma, erros como esses são identificados e solucionados antes de ocorrerem na prática.
7. Mais recursos para sua solução
Ao incorporar integrações personalizáveis em seu produto, a solução potencializa, com robustez e agilidade, os recursos oferecidos, amplia o portfólio de integrações nativas e facilita as conexões ao ecossistema de clientes e parceiros.
APIPASS: pioneira em plataformas de integração embedded
A APIPASS é a mais rápida e moderna plataforma de integrações de sistemas, ideal para organizações que estão na jornada HIP. Além de todos os diferenciais do iPaaS, o pioneirismo na solução embedded é um dos motivos que garantem nosso posto. A APIPASS é a única empresa brasileira que oferece iPaaS embedded.
Lançada em 2021, a versão embarcada da plataforma já compõe 40% das oportunidades comerciais. De acordo com o CTO da APIPASS, Alexandre Zanelatto:
Hoje, somos procurados por empresas que já sabem ter a necessidade de resolver integrações e incorporá-las em seu produto, como oferece a versão deste sistema embarcado que desenvolvemos.