Tanto consumidores quanto varejistas esperam ansiosamente por datas como a Black Friday. Elas aquecem o comércio, com a grande oportunidade para ter um impulso adicional às vendas ou então fazer ótimas compras. Mas, para que o pico de demanda não vire uma dor de cabeça para a equipe e uma frustração para os clientes, é preciso se preparar.
Entre os vários detalhes e pontos de atenção estão:
- Atendimento ao cliente
- Gestão de estoques em diferentes canais
- Comunicação com a cadeia logística
- Processamento de vendas no nível de sistemas.
Como aumentar a eficiência do processamento de uma venda que pode acontecer por diferentes canais, em um pico único de volume, sem cometer erros? Como garantir que os níveis de estoque estejam up-to-date com vendas? Como se comunicar rapidamente com a cadeia logística
Para responder a essas perguntas, você precisa mirar, entre outros pontos, nas integrações de sistemas.
Neste artigo, você encontra tudo o que você precisa saber para garantir uma operação tranquila em um pico de venda de Black Friday, por meio de integrações de sistemas.
O que é integração de sistemas?
Integração de sistemas é conectar componentes de aplicações que foram desenhados para funcionar separadamente, a fim de que operem como um sistema único autonomamente.
Ela vem para diminuir o impacto do isolamento dos silos organizacionais, gerado pela cada vez mais intensa independência e distribuição, assim como complexidade, do ambiente de TI das organizações.
A importância das integrações de sistemas na Black Friday
O varejo precisa manter a consistência do atendimento a um cliente cada vez mais exigente. Independentemente do pico de vendas, o cliente quer receber seu produto ou serviço o mais rápido possível, com alto nível de qualidade, independentemente de onde tenha comprado.
Para isso, toda a cadeia de processamento de uma venda precisa funcionar sem fricções, até mesmo em datas excepcionais como a Black Friday.
Durante a Black Friday e outros picos de vendas, as integrações de sistemas vão garantir que o varejo consiga mais facilmente manter um nível de serviço parecido com o da operação normal durante o pico de operação.
São as integrações que vão garantir a automatização da comunicação entre os diferentes canais e pontos de venda e todos os sistemas de processamento de vendas, como seu sistema de estoque, sua logística e por aí vai, mesmo que eles sejam sistemas desenhados separadamente para um único propósito. E isso, sem que ninguém precise colocar a mão para passar dados ou iniciar tarefas em um sistema a partir da informação de outro.
Desafios das integrações de sistemas durante a Black Friday
Os desafios da integração podem ser ligados à tecnologia e ao negócio.
No aspecto técnico, é comum que varejistas não tenham uma equipe de TI consolidada, conhecimento interno e ferramentas para fazer integrações. O que é natural, sobretudo se nenhum dos sistemas usados pelo varejista for desenvolvido internamente.
Ainda sobre esse ponto, o próprio ecossistema tecnológico das empresas está se modificando muito rapidamente. Com o SaaS, as organizações adquirem ou cancelam licenças de software com muito mais facilidade. Ambos os pontos impactam diretamente nas integrações, tanto existentes quanto novas.
No aspecto de negócio, os desafios têm a ver com os processos do varejo. Eles são complexos, demandando muitas integrações tanto internas quanto externas (B2B) para ganhar eficiência. É preciso ter uma abordagem de processos robusta para compreender o que integrar e como integrar.
Estratégias para implementar integrações eficientes
1. Desenhar os processos de vendas
Fazer o mapeamento de toda a cadeia de processamento de uma venda, por canal, ajuda a visualizar a cadeia de ações e de informações. Consequentemente, esse mapa ajuda você a identificar como os sistemas precisam se comunicar entre si.
2. Identificar oportunidades de integração de sistemas
Se você mapeou os processos, pode identificar onde é oportuno integrar sistemas.
As equipes de negócio precisam ter a criatividade de pensar em possíveis formas de conectar os sistemas da organização de maneira a automatizar trocas de informações manuais.
3. Ter ferramentas de integração adequadas à necessidade
As empresas têm opções de dobra para endereçar suas necessidades de integração, como:
- Integration platform as a servisse (iPaaS)
- ESB
- iBPMS
- MFT
- MDM e
- RPA.
Cada tecnologia vem com vantagens e desvantagens, de acordo com o cenário. Algumas abordagens de integração vão ser melhores para certos padrões de integração do que para outros. Outras vão exigir mais conhecimento técnico.
Há diferenças em formas de pagamento (por bilhetagem ou volume de dados trafegados, por exemplo) e na infraestrutura requerida, sobretudo em picos de demanda. Há empresas com serviços de integração, além de ferramentas.
Identifique critérios de seleção que importam para sua empresa antes de ir ao mercado e faça um comparativo, pois as soluções são muito distintas.
Caso de sucesso: como a Truss passou a enviar pedidos de 60 dias em poucas horas
Na Black Friday de 2020, os pedidos recebidos no e-commerce da Truss eram exportados para planilhas. O time precisava inseri-los manualmente no ERP para gerar o controle financeiro.
Chegamos a entregar pedidos 60 dias depois de feitos. O cliente hoje é imediatista. Com essa operação, tínhamos um índice de devolução de 40% a 50%. Essa dor precisava ser evitada, conta André Guirado, gerente de TI da Truss.
Disso, veio a necessidade de um middleware de mercado, uma ferramenta intuitiva que permitisse que o time operasse com mais facilidade.
A integração de todas as operações que rodam no e-commerce, ERP e EDI mercantil foram feitas no iPaaS APIPASS.
O projeto foi feito em etapas. Primeiro, a Truss fez as integrações mais urgente: cliente, pagamento e pedidos. Foram 15 fluxos. Em 5 dias toda a integração do e-commerce com sua estrutura de back-office estava pronta.
A Truss avançou para uma segunda etapa do projeto, incluindo automações com o EDI. Hoje o processamento de pedidos está 100% automático, com um total de 92 integrações, envolvendo controle de estoques.
Para ter todos os periféricos em volta do ERP passando pelo iPaaS APIPASS em tempo recorde, a Truss iniciou o trabalho com a squad APIPASS. O time da APIPASS, ao mesmo tempo, fez um treinamento in loco com a equipe da Truss, fazendo uma passagem de bastão para o time interno da empresa operar. Com apenas um desenvolvedor, a Truss consegue conduzir e tocar todas as demandas de integração.
Confira o case da Truss completo.
Como a APIPASS pode auxiliar você a se preparar para a Black Friday com integrações
Como vimos, se você tem muitos sistemas para processar pedidos, contar com processos integrados vai garantir um bom nível de serviços até em picos de demanda. Para isso, você precisa mapear bem os processos, identificar integrações e escolher a ferramenta certa integrar.
A APIPASS é a ferramenta iPaaS certa para o varejo. Low-code, a plataforma de integração de sistemas habilita as empresas do varejo a começar a integrar rapidamente, sem exigir grande conhecimento de código.
Com os recursos da APIPASS, você integra qualquer sistema do verejo, seja on-premise ou cloud, resolvendo todos os casos de integração. Mais que isso, você tem total governança e monitoramento de execuções dos fluxos, garantindo visibilidade controle e segurança operacional.
Com planos baseados no uso, você paga apenas o que utiliza. E mais que isso, tem a certeza de ser atendido em seus picos de demanda.
A APIPASS também tem equipes de integração e customer success para levar você ainda mais rápido aos resultados que deseja.
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