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iPaaS vs. RPA: qual é a diferença?

  • Keila
  • fevereiro 5, 2024
  • 11:49 am
  • No Comments

Na busca por processos mais eficientes e precisos, todo trabalho manual, repetitivo e volumoso deve ter a possibilidade de automatização cuidadosamente avaliada. E na busca por soluções, os líderes podem chegar a enfrentar a seguinte dúvida: iPaaS ou RPA?

Quando vistas por cima, as funcionalidades de um iPaaS e RPA parecem se sobrepor em diversos pontos, já que ambos automatizam a troca de informações entre sistemas.

Ainda assim, por mais que os resultados sejam os mesmos, há diferenças nas tecnologias que as tornam melhores e mais bem aplicadas a diferentes casos de uso.

Aqui então vamos esclarecer essas diferenças entre iPaaS e RPA, permitindo a tomada de decisão que vai impulsionar a transformação digital da empresa.

Desvendando o iPaaS

iPaaS – Integration Platform as a Service é um conjunto de soluções para facilitar o desenvolvimento, execução e governança de fluxos de integração entre sistemas de uma organização ou entre várias organizações.

Um iPaaS é como um intermediário. Por debaixo dos panos, ele se conecta aos endpoints das aplicações e, de acordo com as regras estabelecidas para a passagem de dados entre elas, executa a tarefa.

Com um iPaaS, além de decidir quando, como, qual dado e em que formato ele vai trafegar, você tem todo o controle da passagem, tendo o poder de gerenciar APIs e integrações sempre que necessário.

Apesar de ser um mercado bastante diverso, há várias ferramentas iPaaS, para usuários com maior ou menor conhecimento técnico de desenvolvimento. Geralmente, elas são centradas em recursos que facilitem a integração, com várias funcionalidades low-code e no-code e para a governança de integrações.

Por facilitar, democratizar e escalar o processo de integração, mas também pela sua leveza, flexibilidade e aplicabilidade em relação a outras soluções, o iPaaS tem ganhado a dominância entre as tecnologias.

Para saber mais sobre as funcionalidades de um iPaaS, veja este artigo.

RPA em ação

O RPA – Robot Process Automation é a automatização de processos feita através da emulação de comportamentos humanos repetitivos. São bots com scripts programados que podem interagir com telas, sistemas e bases de dados como se fossem pessoas.

Isso inclui uma gama ampla de interações baseadas em regras claras, envolvendo:

  • Navegação e compreensão do que está na tela
  • Identificação, extração, manipulação e envio de dados para e de diferentes sistemas
  • Pequenos cálculos
  • Preenchimento de informações
  • Acionamento de respostas
  • Execução de transações e outras tarefas.

Os robôs também podem ampliar seu poder de ação com habilidades de inteligência artificial, como leitura e reconhecimento de informações em documentos, compreensão de conversas, entre outros.

Há várias soluções de RPA no mercado, mas normalmente as plataformas são low-code ou no-code, logo usadas setorialmente por citizen developers.

O RPA tem ganhado espaço por vários benefícios, como:

  • Redução de erros operacionais
  • Rapidez e produtividade
  • Baixo custo de desenvolvimento
  • Automatização do processo as-is.

Porém, apesar da sua versatilidade, as empresas ainda enfrentam alguns desafios com o RPA, com dificuldades de dar escala e prioridade aos projetos.

Diferenças fundamentais: iPaaS vs. RPA

A primeira grande diferença entre iPaaS e RPA é a popularidade das tecnologias. A integração de aplicações é uma necessidade que surge junto com o nascimento dos softwares, sendo um pilar a transformação digital. O iPaaS é um dos frutos mais maduros de várias tecnologias de integração, como ponto a ponto, EBS e outras.

Soluções como o RPA e outras surgem mais tarde, principalmente por uma questão tecnológica. Porém, o problema subjacente que tentam resolver é o mesmo: a multiplicação dos silos organizacionais e complexidade dos processos. Há muitos softwares em uso nas empresas, e a fragmentação e especialização das soluções amplificou a demanda.

Outra diferença é que RPA e iPaaS, embora similares no fim (troca automatizada de dados), são completamente diferentes no meio.

Os dois ajudam a automatizar a troca de informações, seja dentro de um mesmo sistema, seja entre sistemas diferentes. Para isso, as abordagens são distintas: enquanto a RPA faz pela interface do usuário, como se fosse um ser humano, a integração faz por debaixo dos panos, de maneira direta.

Entre iPaaS e RPA? Desafios e considerações na escolha entre iPaaS e RPA

Em função de suas diferenças, os casos de uso que iPaaS e RPA melhor resolvem podem ser distintos.

Quando o seu interesse é a estabilidade da troca de dados, um iPaaS é mais interessante. Você não se preocupa com o volume de dados porque tem uma conexão mais estável.

Em certos casos, o iPaaS pode ser mais veloz, justamente por ser uma troca direta. O RPA pode ter que dar mais passos para fazer o mesmo. Logo, se a sua necessidade for trafegar dados em tempo (quase) real ou em escala, a integração será melhor.

No caso de haver constantes modificações na UI dos seus sistemas, que levam à necessidade de modificação do RPA, melhor um iPaaS. Não necessariamente mudanças na UI impactam no nível da integração, porque a peça que deve ser trafegada está marcada no nível do código.

O RPA será valioso quando a demanda necessita realmente da emulação do comportamento dos seres humanos, como a compreensão de documentos ou de informações.

Por isso, o mais provável é que a organização precise mais de um do que outro ou, então, que RPA e integração coexistam, em vez de competirem, sendo aplicadas em diferentes casos de uso.

Apesar disso, é claro que a resposta a um caso de automatização de troca de informação não é única. Na inexistência de uma tecnologia, você poderá solucionar um problema com a outra – mesmo que ela não seja a ideal.

Leia mais: 11 perguntas a se fazer antes de começar um projeto de integração

RPA vs. iPaaS: escolha a seu favor

Quando buscamos a diferença entre RPA e iPaaS, devemos olhar mais para a tecnologia do que para o resultado. Ambos favorecem a troca de informações entre sistemas.

Logo, a melhor abordagem a escolher vai depender principalmente dos casos de uso, dos sistemas e do tipo de informação que será trafegada.

Se precisar de ajuda para saber mais sobre casos de uso ideais para um iPaaS, veja nossa demonstração interativa!

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