O iPaaS carrega o conceito as a service, e isso explica muita coisa sobre seu deployment, precificação e outros pontos. Ainda assim, como existem várias formas de implementação iPaaS, é comum que na prática surjam questões.
O iPaaS da APIPASS, por exemplo, tem três possíveis implementações: na cloud AWS APIPASS, na cloud do cliente e on-premise. Além disso, temos a versão only platform – em que a equipe do cliente desenvolve os fluxos – e a versão plataforma com squads de integração – em que nós desenvolvemos os fluxos.
Então, o que acontece depois que você fecha o contrato? Conheça os passos do processo com a APIPASS e compare!
Implementação iPaaS: como setor de Customer Success executa
Durante o processo de venda, um arquiteto de soluções já analisou seu ecossistema tecnológico. Então, quando a implementação iPaaS chega no setor de customer success, a equipe já sabe o que precisa fazer.
A criação do ambiente iPaaS envolve liberações do banco de dado, credenciais do sistema e autenticação. Entre a criação do ambiente e o onboarding na plataforma ou kick off do projeto (no caso plataforma e squad) são 3 a 4 dias.
Onboarding
Temos um fluxo de onboarding padrão com cinco encontros de uma hora cada um. Mas na prática o processo é bem flexível. Ao longo da evolução, ele vai sendo adaptado de acordo com a necessidade, tempo e maturidade de cada cliente em integração. Isso pode levar a formatos de onboarding maiores ou menores.
Esse desenho não é escrito em pedra. A gente segue esse passo a passo de cinco encontros, mas ele pode ser flexibilizado, dependendo da necessidade do cliente.
Letícia de Souza Mett, customer success manager
Costumamos concentrar o máximo possível o processo, para acelerar a curva de aprendizado.
As etapas de onboarding são:
1. Boas-vindas e primeiras instruções
No nosso primeiro encontro vamos apresentar a nossa equipe, passar nossos canais de atendimento e suporte, testar o setup da ferramenta e passar as instruções para a criação do primeiro fluxo. A ideia é que o processo seja hand on, para sua equipe pilotar o iPaaS o mais rápido possível.
2. Treinamentos
Dedicamos em média três reuniões para um treinamento imersivo na plataforma. Sua equipe verá como funciona, casos de uso e praticará muito, com todo nosso apoio em revisões e validações dos primeiros fluxos.
Depois que o cliente cria o primeiro fluxo, sempre fazemos uma revisão para ver o que dá para melhorar, para explicar boas práticas de criação de fluxo e hacks que ele pode seguir para reduzir número de requests, por exemplo.
Gustavo de Araújo Galvão, analista de suporte
Temos muitos materiais de apoio, que aceleram a familiarização com a ferramenta, como a APIUniversity. Ao assistir aos treinamentos e começar a exercitar o que aprendeu nos treinamento dentro da plataforma, você poderá trazer as dúvidas para o onboarding.
3. Monitoramento
Para fechar o onboarding, dedicamos um encontro para acompanhar suas integrações entregues, analisar com você os próximos projetos e finalizar a passagem de bastão.
Depois disso, sua equipe continuará a contar com o nosso time de suporte, que pode ser chamado por meio de um chat dentro da plataforma e por e-mail, com atendimento de acordo com SLA contratado no seu plano.
Kick off do projeto
O kick off de projetos com squads APIPASS tem um andamento um pouco diferente. Aqui é a squad APIPASS que coloca a mão na massa, com o apoio do cliente. Vejamos o passo a passo:
1. Apresentação da equipe e alinhamento geral
Na nossa primeira reunião, vamos partir de uma compreensão do que você quer integrar, do porquê quer integrar e de quando você precisa integrar, para determinar:
- Equipe de trabalho: quem serão os responsáveis pelo projeto do ponto de vista técnico e de negócio.
- Prerrequisitos e SLA: quais os compromissos de cada equipe.
- Indicadores de sucesso: que métricas vamos monitorar antes e depois do projeto para aferir ganhos para a organização.
2. Caraterização do negócio
Esse encontro é todo focado no aprofundamento das necessidades do negócio, levantamento de impactos e requisitos comerciais, assim como os resultados esperados pela organização.
3. Definição técnica
Feito o levantamento das necessidades, podemos partir para o levantamento técnico. Mapeamos as informações que vão sair do sistema de origem, que tipo de transformações elas precisam passar e se está tudo certo em termos de infraestrutura.
Aqui também obtemos os acessos que precisamos, como credenciais dos sistemas, que o cliente deverá passar para a APIPASS.
4. Desenvolvimento
Mãos à obra. Nessa etapa criamos um backlog com as tarefas do cliente e da APIPASS, as sprints e o repassamos para os desenvolvedores.
Após o desenvolvimento, todo fluxo passa pela validação do analista de integração. Semanalmente, fazemos um repasse do status para o cliente. Toda a gestão é bem próxima.
5. Validação e entrega dos fluxos do cliente
Ao final da sprint, há uma reunião de validação com o cliente, que envolve a entrega de fluxos funcionais e a demonstração. Possíveis ajustes já são levados para a próxima sprint.
6. Envio dos fluxos para produção e go live
Fluxos aceitos pelo cliente, eles estão prontos para ser implantados no ambiente de QA e funcionar.
Implementação iPaaS: o menor time to value
O modelo as a service traz inúmeras vantagens ao processo de implantação do softwares em geral, que fica mais rápido e mais barato. Aliá-la a um processo de onboarding efetivo tem como resultado um menor time to value para os clientes.
Então, ao escolher a sua plataforma iPaaS, considere esses aspectos também.
Para fechar, para saber o iPaaS APIPASS tem fit com as necessidades de integração da sua empresa, faça uma demonstração da plataforma. Para isso, basta preencher o formulário abaixo ou chamar um de nossos consultores clicando no botão de WhatsApp.